segunda-feira, 3 de dezembro de 2018

ELES ESTÃO PARTINDO - PROFESSOR GALVÃO EXEMPLO DE POLÍTICO

                    Posso afirmar sem medo de erro...
                    A morte do professor Luiz Geraldo de Oliveira, mais conhecido como Professor Galvão, é  a cristalização da perda de um dos homens que se dedicaram à política com ética, fidelidade e grande amor a Pres. Venceslau.
                    Durante mais de 50 anos, primeiro no exercício da profissão e depois como amigo, pude aquilatar as qualidades de cidadão íntegro e honesto, que balizavam as posições do ex-prefeito.
                    Galvão, desde que ingressou no MDB, depois PMDB e agora MDB, não saiu mais.
                    Sua trajetória política, foi sempre na agremiação que era oposição, se tornou governo e
perdeu a identidade nos últimos tempos.
                     O professor passou incólume por toda esta longa história, sempre "praticando" a política com simplicidade, cara a cara, e exercendo um irretocável domínio em seu partido.
                     Militante que suava a camisa, jogava o jogo do momento, sempre com fidelidade e não pensando em práticas ilegais que lhe fossem favoráveis na vida pessoal.
                     Vereador, Presidente da Câmara, prefeito interino com grande sucesso, diga-se a bem da verdade, candidato à prefeito e homem de partido.
                     Amigo de infância do Presidente Temer, por quem tinha uma predileção, foi sempre um dos pilares da trajetória política do ex-prefeito Tacinho.
                     Estava sempre ao lado do ex-prefeito e por muitas vezes me disse que discordava de certas posições adotadas, mas que por dever partidário, estava ao lado do ex-prefeito, nos momentos dificeis em que Tacinho foi acossado.
                      Eu, particularmente, tinha uma admiração pelo professor pelo simples fato de que após ser eleito vice-prefeito em uma batalha eleitoral dificil, fui procurá-lo para entrevista e não o encontrei na prefeitura.
                      Fui informado de que estava "dando aulas na Escola da Vila Jardim " ao invés de se locupletar pelo novo cargo de vice-prefeito.
                     Encontrei Galvão com as crianças na Escola Santa Duarte D Incao, ministrando ensinamentos e na sua simplicidade solicitou que aguardasse o sinal de encerramento das aulas para a entrevista radiofonica.
                    Sentí naquele momento, a humildade e grandeza do cidadão Galvão  e passei a admirá-lo pelo resto de nossa trajetória, que se tornou respeitosa e de amizade recíproca.
                    Galvão morreu vencido pelos anos e pelo tempo que a todos nos levará.
                     Mas, certamente cumpriu sua missão e deixa um exemplo para os novos políticos.
                    Era político e nunca se envergonhou de sê-lo, provando que a arte de militar na nobre e polêmica atividade é possível de ser exercida com probidade, lealdade e honestidade.
                    Descanse em paz, velho amigo.
                   

Nenhum comentário: