sexta-feira, 8 de janeiro de 2016

RESTAURAR, REURBANIZAR E PRESERVAR A SUGESTÃO PARA AS AVENIDAS

                   Antes de qualquer ilação não somos contra o que é bom para Pres. Venceslu.
 Mas, como todo cidadão que tem a obrigação de sugerir e opinar sobre a vida comunitária, queremos dar a nossa contribuição sobre a polêmica que vai se estabelecendo com o anunciado recapeamento sobre as pedras sexagenárias das avenida centrais da cidade.
                   Temos sido simpáticos à tese do deputado Mauro Bragato de que Presidente Venceslau, deve ser um dos municipios de interesse turístico o que já foi proposto e aceito pela Assembléia Legislativa.
                   Na parte urbanística, tempos um patrimônio que como já citou a socióloga Maria Angela D'Incao, precisa ser conservado, cuidado e se possível reurbanizado.
                   Não vou aquí me alongar nos pontos turísticos da cidade, que são de conhecimento de todos pois constituem um acervo que todos conhecem e que foi debatido inumeras vêzes.
                    Mas, acredito que o prefeito municipal e sua equipe precisam, antes que seja tarde, dar um tempo para a sua anunciada boa intenção de modificar o centro da cidade.
                    Como sugestão, não sería bom ouvir a população com uma ampla pesquisa, junto à população, comerciantes, entidades de classe, estudantes, imprensa e aqueles que têm interesse na nossa vida comunitária ?
                    Um concurso aberto aos paisagistas, urbanistas e até mesmo leigos, estes com sugestões podería ser instituído, focando o assunto pela mídia e dando ampla divulgação à inciativa e todos os setores da internet, instituindo um prêmio ao projeto vencedor.
                   Creio que esta sería a primeira forma de   promover a cidade, como de interesse turístico em todo o país.
                    As pedras sextavadas que são um patrimonio histórico e cultural, seriam preservadas e justifico:  cultural, pela forma com que foram feitas, como foram implantadas e pioneiras na região.
                    Patrimonio histórico, pois representam as primeiras ruas pavimentadas de nossa colonização, além de demonstrar a força pioneira dos nossos antepassados na pavimentação das ruas no século passado quando nao haviam os recursos tecnológicos de hoje e tudo era feito no " braço" desde o batimento do cimento com a pedra, a sua formatação, preparo do solo  com terra batida em marteletes socadores, a colocação manual e enquadramento, o leito carroçável em nível e na conclusão para a união das pedras o "piche" de petróleo entre as pedras para melhorar o transito.
                  As avenidas Pedro II e Princesa Isabel, como era a Newton Prado e ligações são imagens vivas de nosso passado de lutas e glórias que não podem ficar encobertos por uma camada negra de asfalto, como ficou a Tiradentes, totalmente descaracterizada.
                 O prefeito Jorge Duran que é filho desta terra, deve guardar estas lembranças.
                  Diante deste fato, e se quer entrar para a história da cidade com uma obra inesquecível, sugiro que o prefeito pondere sobre estes fatos e reveja todo este processo, restaurando, reurbanizando e preservando, não só as ruas centrais mas a propria praça Nicolino Rondó,que está a merecer uma atenção especial.
                  Agindo assim, mostrará que é um verdadeiro democrata que ouve e governa para o seu povo e certamente terá o apoio de todos que querem o "turismo" a maior industria da atualidade sendo implantado na cidade.
                   O mundo todo hoje, procura preservar, conservar o que já foi feito, somando ao que pode ser moderno, pois o Velho Continente - Europa.chamada primeiro mundo, preserva suas tradições o mesmo fazendo os EUA.
                   O asfalto que eria feito nas avenidas podería ser empregado nas ruas da periferia.
                   É a nossa sugestão.....