sábado, 29 de junho de 2013

PUBLICIDADE NÃO PODE SER ENGANOSA

                            Um dos temas abordados pelo "Código do Consumidor " diz respeito à propaganda. O Código é bastante rigoroso com relação à propaganda enganosa, aquela que só mosra os aspéctos positivos, deixando  de citar o inteiro teôr do que se pretende divulgar.
                            Temos acompanhado com atenção aos jornais locais e notamos que o "INTEGRAÇÃO" tem sido uma espécie de "ORGÂO OFICIAL" do governo do prefeito Jorge Duran Gonsalez.
                            As manchetes diárias,na sua maioria são exaltações de atos do prefeito e até uma simples reforma de um caminhão velho no páteo da Prefeitura tem sido nociticiada, como que a demonstrar que o jornal, serve de forma indiscriminada aos interesses da atual administração.
                           Vou citar um exemplo - lembrando que muitos, não precisamos quantos - foram divulgados.         
Na edição de sabado, p´rimeira página o prefeito aparece na entrega de novos veículos Resgate aos Bombeiros, como se fosse o municipio o autor da façanha, quando na propria notícia é citada parcería
com o governo do Estado, que nos dois veículos contribuiu com 300 mil e o municipio fará (?) a aquisiição os equipamentos necessários para a unidade nópvel.
                         Pergunto - quem deu os dois veículos, se 300 mil vieram do Estado ? Quem apareceu na foto ? O prefeito Duran.
                         A outra reportagem na página 4, cita a entrega de veículo para CATI de Venceslau, que como todos sabem é um órgão do governo estadual, que foi adquirido através do Projeto de Desenvolvimento Rural Sustentável - microbacias II - Acesso ao Mercado da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de Sã Paulo. Não especifica com quanto a Prefeitura Municipal contribuiu e o porque de mais uma vez o Prefeito Duran aparecer na fóto, como se fosse êle, quem adquiriru e entregou o veículo à um o órgao do governo estadual.
                         Esta propaganda é feita pela assessoria de imprensa da Prefeitura Municipal, no Jornal Integração, que salvo melhor juízo, não tem o cargo de "assessor de imprensa", que, caso prova em contrário vem sido exercido por pessoa que foi "chefe de campanha" do atual prefeito nas ultimas eleições, e agora recebe do povo o prêmio pelos serviços prestados.
                        Deixo aos meus leitores o julgamento deste tipo de publicidade e digo que estou empenhado e colhendo dados para revelar a " caixa-preta" que parece existir em uma das autarquias do  municipio, que ao contrário do que os áulicos do prefeito têm divulgado, tem uma história bem diferente da que propagam......Aguardem, que estou coletando dados e os divulgarei quando tiver em mãos..... 
                       

sexta-feira, 28 de junho de 2013

GOSTO DE ESCREVER

Aqueles que gostam de escrever, vivem com as suas cabeças em um turbilhao.
Ainda bem que Deus, nos deu a capacidade de pensar e isto fica subjetivo dentro de cada um.
Hoje, sexta-feira á tarde ao retornar e passar pelo trevo que dá acesso `a FAIVE, veio a lembrança de um grande ser humano, filho de Presidente Venceslau e que amava esta terra como ninguém.
Falo de Edgar Miguel Batista, que foi um dos baluartes da criaçao do Distrito Industrial II, proximo `ao Residencial da Faive e membro da Diretoria da Santa Casa, na espinhosa funçao de Tesoureiro.
Um venceslauense nato, que nos 60 e poucos anos de vida, nunca mediu esforços em causas que fossem favoráveis ``ao municipio.
O Distrito Industrial II,merecia ter o seu nome, mas, talvez por falta de conhecimento do rumo da vida cotidiana da cidade, este direito lhe foi retirado, sem demérito a quem recebeu a homenagem.
Dentro de uma questao de pensamento nosso, como explico no início, de subjetividade sem desmerecer quem possa ter sido homenageado, fui informado que o nome foi proposto pelo vereador Ezequias Dassie e aprovado na Câmara Municipal.
O mesmo Ezequias Dasie que pertenceu ao partido do saudoso Coronel Miguel Brisolla de Oliveira e vivia ao seu redor, e que teve a coragem de rejeitar um simples estabelecimento do cerimonial de homenagem que sera ´prestadfo com o descerramento do busto no dia 13 de julho.
Isto, só porque a homenagem foi uma as "proposituras" do Raphael do Forum, que inclusive está distribuindo os convites sem nenhuma despesa para a Câmara Municipal e no qual consta o nome de todas as autoridades.
Ésta é a nossa reflexao....O que faz os homens mudarem tanto de açoes e que sao frutos do seus ´pensamentos ?

quinta-feira, 27 de junho de 2013

PATRULHAMENTO POLITICO NA CÃMARA MUNICIPAL]

                            0bservando o Resumo da Ata da Câmara Municipal, que aliás está muito prolixo e pouco esclarecedor ao contrário do que era antes, da 25a. sessão, 22a. ordinária, realizada dia 24/06/2013, notamos que na ordem do dia, que foram aprovadas e deferidas 16 matérias e APENAS UMA FOI REJEITADA, de autoria do vereador Raphael Balhestero Junior.
                            Vou copiar o que está escrito na Ata da Camara,(aliás resumo, prolixo sem explicar o que aconteceu durante os trabalhos, pois não divulga a fala dos vereadores);.
                           "Rejeitado, REQUERIMENTO No. 350/l3, ver. Raphael Balhestero Junior, solicita a Presidencia que desse inteiro conhecimento ao Prefeito Municipal sobre a solenidade de descerramento de busto em homenagem ao Cel. Miguel Brisola de Oliveira, a realizar-se no dia 13 de julho, em frente ao Paço Municipal, para que fosse providenciado preparativos do cerimonial ".
                             A rejeição de um requerimento desta natureza, tão simples e tão importante, porque tenta estabelecer o cerimonialde  homenagem  a  um dos maiores paulistas de todos os tempos e quiça venceslauense, o Coronel Miguel Brisolla de Oliveira, mostra a que ponto chegou a base aliada ao prefeito Jorge Duran.
                             Mostra a disposição do patrulhamento político a que está sendo submetido o vereador Raphael do Forum, por não concordar com o que é submetido ao exame dos vereadores e que podem ser prejudiciais ao municipio, como a supressão da Resolução João Paulo Rondó,que diminuiu de 90 dias para 45 dias o recesso parlamentar, isto no ano 2.006.
                            E tem mais um absurdo - alguns projetos de lei, foram aprovados "sem discussão e sem apreciar o mérito" de autoria do poder executivo. Onde está o trabalho das Comissões, criadas para analisar estes projetos ?  Uma indagação que pode ser feita, pelo resumo (prolixo) da Ata da Câmara.
                           Existe muito mais a ser comentado, ´sobre a atuação de certos vereadores e já se fala em Presidente Venceslau que aquí existe um "mensalinho" que deve vir logo à tona. Vamos aguardar com calma e sem precipitações o desenrolar dos acontecimentos....Mas, sempre alertas e sem "ser acostumado" procurando mudar o conceito de "mal" para "bem".

segunda-feira, 24 de junho de 2013

                                          MAL,  MAS ACOSTUMADO

         "Um dos maiores perigos que nos afetam é o acostumar-se. Vamos nos acostumando tanto à vida e a tudo que há nela que já nada nos assombra.Causou-me assombro e perplexidade perguntar a um conhecido como estava e ouvir a resposta - Mal, mas acostumado - ".
          Este é um trecho que lí no Estadão de domingo 23 de junho de 2.013 e tais palavras são atribuídas ao Papa Francisco quando era Cardeal em Buenos Aires.
            Daí a pergunta - "Como estamos em Presidente Venceslau ? " - A resposta pode ser a mesma que o Papa ouviu " Mal, mas acostumados".  E uma réplica -  Até quando ? Uma tréplica - Até quando o povo quiser......
            Estamos chegando aos 6 mêses do governo Duran e o perfil da administração municipal não  mudou nada na vida do municipio, pelo contrário piorou em um aspécto que vou abordar.
            O prefeito até agora não disse ao que veio em termos de renovação na administração e mantem uma atitude passiva e inconcebível diante dos que foram eleitos como seus opositores na Câmara Municipal.
            É refém de alguns vereadores, que em nome de uma maioria privilegiada lhe cobram favores, com ameaças incabíveis para um chefe de executivo que cede o comando e usa este argumento em encontros nos quais devería demonstrar segurança e firmeza.
            Chegou ao ponto de afirmar que um prefeito do passado,que vou respeitar o nome,foi cassado porque não fez o que a Câmara de então, quis.
             Este tipo de comportamento demonstra falta de pulso, de liderança, de coordenação politica.
             Vereadores não podem impor suas vontades, eis que são parte de um poder que tem a função de legislar e não nomear e mandar na administração como se fosse o quintal de suas casas.
              O prefeito Duran, que sempre tive como um democrata, mostrou nos ultimos dias, que passou por Pres. Venceslau, talvez vindo do além, o espírito do Hugo Chavez . Em atitude revanchista, porque seus gostos foram contrariados, desmentiu, demitiu e ameaçou, àqueles que não obedeceram às suas ordens, emanadas de um equívoco da tentativa de  supressão da Resolução dos 45 dias do vereador João Paulo Rondó.
             Não é desconhecido de ninguém, que uma maioria, que hoje ninguém sabe de quem é composta, tenha dado um tiro no pé,  que foi a resolução infeliz, que  quería aumentar ainda mais a folga dos respeitados edís para 90 dias, pensando que isto diminuiria o "trabalho" do poder executivo que tem muitas demandas para atender dos" pródigos, criativos e laboriosos vereadores "que fazem a base hetereogênea e confusa que apoia o atual prefeito.
               Quando o Raphael do Forum denunciou o fato, a notícia "dormiu" nos computadores de um diário local, segundo seu diretor a pedido do prefeito.
                Duran, não se fez de rogado. De subserviente aos vereadores, que o apoiam, mesmo sendo da oposição, passou a ameaças e a ação, demonstrando neste momento agilidade que não tem em outros assuntos de muito maior importância.
                Este é o panorama da situação em Presidente Venceslau, lembrando o título inicial "Mal, mas acostumados".
                 O Papa prega uma revolução cristã e pacífica na Igreja e nos seus primeiros 100 dias de pontificado, faz renascer a esperança na alma católica. Nos, venceslauenses, também temos este dever. Vamos nos desacostumar a ver candidatos, comprarem vótos, dinheiro de terceiros aparecer no balanço da Faive, promessas de acabar com o páteo de veículos não serem cumpridas, corrupção denunciadas e correndo na Justiça, sendo acobertadas na imprensa local e muitas outras mazelas, às quais temos que dar um basta, soprando em Pres. Venceslau o vento que transforma o Brasil com as grandes manifestações populares. Sem baderna e vandalismos.
                                                               Clóvis Moré -
                                                       Jornalista Profissional - nunca acostumado.
 
              
           

sexta-feira, 14 de junho de 2013

                                    VEM AÍ,  MAIS UMA DA CÃMARA MUNICIPAL

                      Diz o ditado popular - onde há fumaça, há fogo.
        No início da semana eram rumores de que um vereador da base aliada pretendia aumentar o recesso dos vereadores alterando resolução de 2006 do então vereador João Paulo Rondó, que diminuiu "as férias " dos parlamentares para 45 dias.
        "Este" vereador que disputou as eleições para a Presidencia do Legislativo e acabou, felizmente, derrotado, consultou todos os vereadores, pedindo uma Resolução que "esticasse" para 90 dias o recesso, ou seja, a paralisação do legislativo venceslauense. Consequencia - revogação da RESOLUÇÃO João Paulo Rondó.
          "Este" vereador que sempre gosta de "lembrar" que já foi "homem publico"que trabalhava de "graça" no legislativo e que aqueles que eram "bons tempos".
           "Este" vereador que sempre nas suas campanhas eleitorais, enfatiza que "gosta de trabalhar em favor da população venceslauense".
             Sim, é o que os leitores estão pensando - Foi atrás de cada integrante do legislativo e fez a "sondagem" para sua idéia dizendo a alguns que já tinha obtido o apoio de seus pares.
            Quer o vereador este absurdo e talvez consiga porque a maioria da Camara Municipal a exceção de dois vereadores, tem aprovado tudo que o"experiente"vereador propõe.
             Tem sido êle,  o mentor da maioria das atitudes criticáveis do atual legislativo - com exceção de dois  - e por incrível que pareça,  o edil de mais de 20 anos de mandato e que já tentou ser prefeito, vice-prefeito e se reeelegeu com menos votos do que o  autor da emenda em 2.012, mais de 900 votos, tem conseguido manipular os bastidores não só da Câmara Municipal, como também do Executivo.
             A sua vontade canhestra e superada pelo tempo, tem sido um dos fatores responsáveis pelas atitudes incompreensíveis dos atuais vereadores.
             Temos, quase certeza, de que a população vai comparecer ao plenário Manoel Rainho, para ordeiramente pedir que os vereadores revejam suas posições e cumpram o que prometeram nos palanques eleitorais, ou seja, que TRABALHEM.......