quarta-feira, 28 de novembro de 2012

                                            APOIO AO ESPORTE

                        Ouví de fonte digna de crédito, que há na cabeça de pessoas a vontade da transformação do espaço, ocupado atualmente pela Associação Venceslauense de Judô-Kenshin, no Páteo da Ferrovia, em uma outra finalidade, que nada tería a ver com o esporte.
                         São elocubrações que às vezes tomam conta de mentes retrógradas que apesar de todo barulho que provocam não conseguem nada prático em favor da coletividade. O assunto, se necessário será abordado oportunamente. O Centro homenageia Muneyuki Funada, um grande prudentino que se transformou em venceslauense e a quem a nossa cidade deve muito pelo amor que sempre dedicou à nossa comunidade.
                          O que tenho a dizer é que aquele espaço que teve um atenção especial durante a gestão da professora Gonini na administração que termina, serve para abrigar mais de uma centena de jovens que orientados por apaixonados pais e abnegados pelo esporte têm apresentado resultados que enaltecem o nome de Pres. Venceslau. Vejam estes dados :
                           Dia 25 de novembro no Ginásio da APEA em Pres. Prudente, no 2o. Torneio de Judõ  promovido pela Associação de Judõ Fenix de Pres. Prudente, no ultimo Campeonato do Calendário de 2012, da 13a. Delegacia Regional da Federação Paulista na Alta Sorocabana, 5 (cinco) judocas venceslauenses foram campeões em suas classes e categorias:
                           Guilherme Batalini Vilches, foi campeão meio-leve Sub 11 infantil;
                            Serafim Guiherme daSila Cruz - meio leve - sub 13 infanto juvenil;
                            Thatiany Kaori Watanabe - meio médio sub 13 infanto juvenil;
                             Thales Barbosa Machado da Silva - meio pesado - sub 13 infanto juvenil e;
                               Leonardo Hikaru Watanabe ligeiro sub 15 pré-juvenil.
                            Este ultimo atleta Leonardo H. Watanabe, é a grande revelação do esporte e vai integrar em Bastos, a equipe pré-selecionada e pode até disputar as Olímpiadas de 2014, representando o Brasil, eis que em 29 de setembro em São Bernardo do Campo, disputou e foi o o Campeão Paulista na Classe pré-juvenil sub 15 na Categoria Ligeiro. É uma autentica promessa do judõ brasileiro e pode ser a grande revelação nos próximos anos.
                         É um trabalho praticamente anônimo que vem sendo feito pelos diretores da Associação que acaba de registrar seu estatuto n o Cartório pertinente e que conseguiu se desvincular
de Presidente Prudente, depois de uma longa luta dos seus integrantes.
                          Outros resultados expressivos foram conseguidos neste segundo semestre pelos atletas e domingo que vem dia 2 de desembro, será realizado no centro de treinamento "Muneyuki Funada" o Festival de Judõ com início as 8 horas, com a participação de atletas de Associação Venceslauense, da Associação de judõ de Ouro Verde e Projeto Iluminando a Vida (PAF-SESI), com a finalidade do encerramnto das atividades do esprte do SESI?SP, do Programa Atleta do Futuro no ano de 2012.
                          É contra esta iniciativa brilhante que dá apoio esportivo aos nossos jovens que "as mentes retrogradas" que me reservo o direito de torná-las publicas oportunamente, querem tirar o espaço que por tanto tempo ficou ocioso, servindo para abrigar consumidores de drogas e pessoas sem teto. São estas pessoas, contra as quais vou sempre travar a "boa luta" que dizem defender Presidente Venceslau, esquecendo-se que a sociologia é a "interação" social e não a desagregação social, segregando, reprimindo e impondo regras que impedem o desenvolvimento comunitário, como um todo, não apenas para aqueles que nasceram em berços de ouro.



                                 

sexta-feira, 23 de novembro de 2012

                        PREFEITO DURAN E EQUIPE DE GOVERNO

         É natural, após um processo eleitoral, que as especulações surjam sobre a equipe de governo, que vai ajudar na administração municipal.
         É um processo delicado e complicado. É óbvio que todos aqueles que a nível partidário, particípe de campanha e pessoalmente, queiram fazer suas indicações ou participar.
         Há um "frisson" que vai se acentuando com o passar dos dias que antecipam a posse. Faz parte do processo democrático a aglutinação de forças de apoio e do poprio jogo de interesses.
          O "novo-prefeito" é para onde se convergem todas atenções, eis que êle é o responsável pela política econbomica-política e administrativa a ser adotada.
           E muito mais: tem que administrar com sabedoria e maestria para não ferir suscetibilidades, não perder apoios e o que mais importante : ter uma equipe de ilibada idoneidade moral, que seja competenete e que agrade aos que o apoiaram (partidos) e o proprio povo.
           Em uma cidade como a nossa, todos conhecem todos, e ficou claro na ultima administração que um dos gargalos, foi a composição da equipe do atual prefeito, que desde o início não agradou.
            O novo prefeito Duran, parece estar muito atento a estes detalhes,. tanto é, que mantem uma posição discretíssima, quando o assunto é este, e procura auscultar a muitos para compor o seu quadro de auxiliares.
             O que sabemos, é que parece haver de sua parte " um posicionamento de critério técnico e de capacitação para os seus auxiliares". Parece não se preocupar muito, a não ser com a qualificação profissional dos prováveis auxilires.
              Nota-se, mesmo que à distância como estamos, que Duran pretende compor com os melhores quadros, pois até agora não sinalizou com nenhuma medida revanchista e que púdesse melindrar até mesmo os que foram oposição.
               Demonstra maturidade, a nosso ver. O prefeito tem que procurar quem realmente tem qualidade para exercer os cargos de alto escalão e não deve se esquivar , até de manter aqueles que estão dando certo.
                O novo prefeito, com a sua eleição ganhou "no colo" uma liderança que evaporou do grupo que sempre teve muiito peso político na cidade e que agora está à deriva, devido os ultimos acontecimentos que marcam o dia a dia de Pres. Venceslau, e poderá ocupar este "vazio".
  
        

sexta-feira, 16 de novembro de 2012


PSEUDO VINGANÇA

Há muito não escrevia. No período eleitoral, preferi  o silêncio. Dizem, que “um burro calado se passa por sábio”. Assim  passei  nos ultimos meses. Quieto  nos comentários.  Observando os acontecimentos. Fazendo minhas reflexões.

Hoje, decidi escrever.Uma notícia da quarta feira, 14 de novembro, com a Manchete “Partidos de oposição definem estratégias”,  me traz de volta ao teclado.

Um subtítulo “Reunião contou com vereadores eleitos para traçar metas, discutir futuro e diretrizes  políticas”  e uma foto dos  participantes com presidentes, prefeito e vice-prefeito atuais, também fazem parte da informaçao.

Começa a notícia “ Os partidos PPS, PTB, PSDB e PMDB, mantiveram encontro na noite da ultima segunda feira (12) para avaliar as ações e o resultado do ultimo pleito eleitoral, bem como traçar metas, discutir o futuro e diretrizes políticas do bloco”.

Até aí, tudo bem, eis que foram estes partidos os derrotados nas ultimas eleições municipais e nada mais natural que reunidos pudessem fazer uma avaliação do porque da derrota, dos atos e ações determinantes da perda eleitoral e de uma reciclagem dentro dos métodos , metas, diretrizes políticas futuros.

Diz a notícia que na pauta da reunião, esteve a “fidelidade partidária “ e o posicionamento dos vereadores eleitos em relação ao novo governo municipal, e que serão formados dois blocos todos trabalhando na “oposição”.
Está aí, o motivo deste  comentário. Que meta, que futuro, que diretrizes políticas, podem nortear quem só pensa em fazer oposição, para um mandato que ainda não foi iniciado. Uma posição que sinaliza uma "pseudo-vingança", contra quem ? Contra os que ganharam ou contra o povo de Presidente Venceslau ?
PPS, PMDB, PTB, PSDB, na ´´otica dos que participaram da reunião segundo a notícia divulgada, só pensam em fazer "oposição" que significa, ser contra tudo e contra todos.
Onde está o bom senso para os reeleitos e a propagada "renovação" para os novos eleitos? È de doer esta informação e lamentável que os que perderam as eleições por absoluta incapacidade política, realizem uma reunião, tiram fotos e dizem que "estão na oposição". Mas, que tipo de oposição ? Existe aquela responsável, criteriosa, opinativa, sugestiva, participativa e que traz benefícios.
Mas, ser "oposição" e anunciar lacônicamente que "atuarão em conjunto, todos trabalhando na oposição" é de uma ingenuidade política até certo ponto patética.
Presidente Venceslau está acima de tudo e de todos e se este pensamento exaltado na notícia nortear "metas, futuro e diretrizes políticas" do PPS,PMDB,PSDB e PTB, podemos antecipar o que será do municipiop nos próximos anos. 
Falei no início que " burro calado se passa por sábio". Não sei, se neste momento pós derrota eleitoral, não fosse para muitos,  melhor ficar calado.