sábado, 26 de maio de 2012

CIDADANIA - HOMENAGEM AO CEL.BRIZOLA

Uma comunidade que se preza deve sempre enaltecer os seus valores humanos, que durante suas existências prestaram serviços relevantes em seus diferentes campos de atuação.
Ésta é a iniciativa que o servidor publico Raphael Balhestero, está tomando para homenagear ao Coronel Miguel Brizola de Oliveira, com a implantação de um busto de bronze na praça que leva o nome do ilustre ex-prefeito municipal.
Como todos sabem o Coronel Brizola, empresta seu nome à praça entre as ruas Almirante Barroso e Duque de Caxias, e no local existe apenas uma placa com o nome do logradouro.
Raphael está mantendo contatos com as "forças vivas " da comunidade, para que um busto de bronze seja implantado no local para homenagear ào ex-prefeito e mostrar suas feições às gerações mais novas como acontece nas praças Nicolinpo Rondó e Alvaro Coelho.
O Coronel Brizola, é figura destacadíssima na vida do estado de São Paulo, sendo um dos comandantes das forças paulista do Movimento Constitucionalista de 1.932, quando São Paulo se insurgiu contra o governo federal. Brizola é um dos heróis paulistas, obtendo a patente de Coronel naquela ocasião.
Um exemplo de respeito à constituição e apoio ao movimento legalista e de cidadão cumpridor dos seus deveres de ser humano.
Depois foi prefeito em Atibaia, Presidente Prudente e Presidente Venceslau. Foi também chefe da Casa Civil do governador Adhemar de Barros de quem era amigo íntimo.
Brizola sempre foi figura de destaque na vida do estado de São Paulo,enquanto viveu e acabou seus dias em Presidente Venceslau, onde constituiu parte de sua prole e até hoje seus descendentres são pessoas de importância na vida venceslauense.Deixou aquí a sua esposa Dona Lídia, exemplo da mulher brasileira, leal e dedicada à sua memória.
A homenagem, que está sendo organizada por Balhestero e conta com apoio de muitos amigos do Coronel e pessoas que com êle conviveram deverá ser no dia 2 de setembro de 2.012, dependendo dos contatos que Raphael fizer junto ao cerimonial do aniversário da cidade, para a sua inclusão no calendário oficial das festividades do municipio, do qual Brizola foi um dos seus mais dignos representantes.

sexta-feira, 25 de maio de 2012

ESPECULAÇÕES SOBRE AS ELEIÇÕES

Os políticos de todos os municipios brasileiros, estão em movimento, visando as eleições de outubro.
Especificamente na nossa região, Presidente Venceslau por ser séde de região é quem concentra as maiores atenções.
O prefeito Ernane Erbela-PMDB- em dupla com João Monteiro- PSDB- vai disputar a reeleição. Inclusive, o PSDB local, está providenciando intervenção no diretório municipal para afastar o presidente Cidão Clay, que inopinadamente tem atuado para que o partido não apoie o atual prefeito.
Como resultado está tendo movimento interno, envolvendo integrantes do diretório, vice-prefeito e vereadores pedindo o seu afastamento através de intervenção de São Paulo.O deputado Mauro Bragato disse várias vezes que apóia a coligação e o afastamento de Cidão Clay, está por dias.
De outro lado a oposição tem efetuado reuniões e até agora de concreto existe a notícia do PDT que tem três pré-candidatos, o ex-prefeito Malacida, o ex-vereador Jorge Duran e o presidente do Diretório Rodolfo Seddig.
Afirmam os integrantes do partido que a sua intervenção na disputa majoritária é inevitável e que vai tentar compor com outros partidos para indicar quem serão os candidadtos. O major Olímpio está neste final de semana na região e na cidade cuidando do assunto.
O PT é a grande incógnita e se apóia no nome e prestígio do ex-prefeito Osvaldo Melo, que por sua vez não sabe o que poderá acontecer nos trâmites judiciais em que se encontra.
Por mais simples que possa parecer este é o panorama em Presidente Venceslau e que  não mudou nos ultimos 30 dias e dificilmente se modificará até as convenções.
Em Marabá Paulista o ex-vereador Hamiltinho, que não tem nada a ver com  o ex-prefeito Hamilton Sebastião Silva, começa a aparecer com o favorito para a Prefeitura. O atual prefeito Zezão,indica um cunhado para disputar as eleições pouco conhecido, na tentativa de manter o dominio político no municipio.
Hamiltinho está anunciando que vai combater a corrupção que diz existir em Marabá e que pretende pedir a construção de mais um presídio no território marabaense para reforçar a oferta de empregos na cidade.

KAIOWA - A ESPERANÇA

De vez em quando, surgem especulações sobre o Frigorífico Kaiowa, a mais importante industria do municipio.
Desta vez, a informação, cheia de cautela e não pode ser diferente, vem do prefeito Ernane Erbela, que nos disse que em Brasília, manteve contatos com grande grupo que atua na industria da carne e que demonstrou interesse em estudar a possibilidade de retomar as atividades.
0 primeiro contato foi feito com o Dr. Arnaldo Jardim, amigo de longa data do Kaiowa, onde teve eleitores no passado e que fez a ligação entre o prefeito e o grupo que pode dar esperanças de reativação da industria.
Os contatos foram feitos e o prefeito Ernane como é do seu feitio, está muito cauteloso em falar sobre o assunto, que é sem duivida alguma um dos mais importantes do municipio.
Inclusive, não autorizou nenhuma especulação, dizendo apenas que manteve os primeiros entendimentos e que a propria justiça tem interesse na venda do patrimonio, que tem instalado um maquinário considerado o mais moderno do pais e a sigla Kaiowa que é muito respeitada e forte no setor de industrailização da carne principalmente no exterior.
É uma esperança que renasce, segundo o prefeito, mas sem nenhuma promessa de que realmente vai acontecer. É uma luta árdua, que traz alento porque o grupo interessado é muito forte no mercado da carne bovina. Vamos aguardar sem nos entusiasmar.

sábado, 19 de maio de 2012

HOSPITAL REGONAL DE PRESOS

O deputado federal Roberto Freire, atual Presidente do PPS, sociologo e advogado, concedeu entrevista exclusiva na sexta feira à tarde para a Jovem Som FM, Jornal 10 minutos e falou sobre o Projeto Lei 128/2012, de sua autoria que tramita pela Câmara Federal.
Disse o ilustre deputado que para sua surpresa o projeto foi aprovado com muita rapidez pelos deputados, que acolheram parecer da comissão escolhida para analisar o seu conteúdo e que ainda nesta legislatura poderá ser votado pelo plenário e ser colocado em prática.
O projeto estabelece compensação financeira para os municipios que têm em seu território presídios e  uma série de ítens que facilitam medidas para o setor, tais como hospitais, escolas, além de possibilitar a aplicação das verbas deles oriundas em benefício da comunidade.
Pelas palavras do deputado a comunidade poderá intervir na aplicação das verbas estabelecendo prioridades.  Citou como exemplo a reinvidicação de Presidente Venceslau sobre a construção do hospital para os detentos, dando o exemplo de que nosso municipio, além decontar com dois presídios é cercado por municipios que também têm em seu território penitenciárias como Caiuá e Marabá Paulista, que também serão beneficiados pelas verbas compensatórias.
As afirmações  do deputado Roberto Freire, que prometeu visitar a região brevemente, vêm de encontro ao movimento encetado por Raphael Balhestero, que está lutando nesta area e provocando amplo debate sobre o assunto.
Sempre afirmamos : é somente através do estabelecimento de ideias que são colocadas em prática que podemos obter benefícios. E o que é mais importante - correr atrás dos nossos sonhos, com ações e práticas concretas para realiza-los -.  
A entrevista na íntegra está no blog do mano Toninho Moré e é muito interessante.

sexta-feira, 18 de maio de 2012

CARTEL NA CARNE BOVINA

Este foi o assunto dominante nos ultimos dias no segmento produtivo dos frigorificos e dos pecuaristas que abastecem a industria da carne.
Pelos ultimos acontecimentos o JBS - que detem grande numero de industrias - caminha a passos celeres para o estabelecimento de um cartel no mercado na carne bovina.
Cartel significa que o mercado fica controlado por uma empresa, ou grupo de empresas, que estabelecem as regras do mercado e impõe preços e prazos que acham melhor. É um controle pernicioso  dentro do comércio e que sempre foi combatido por aqueles que defendem á liberdade de comercialização e que procuram opções para vender seus produtos.
Adquirindo plantas nos mais diferentes estados brasileiros, o JBS tem imposto pânico aos sindicatos tanto de patrões como de trabalhadores, às associações de classe e diferentes instituições do setor que vêm nesta atuação a tentativa do estabelecimento de um cartel, que coloca em perigo o setor.
Aliás, o setor principálmente os pecuaristas, já sofrem um controle de preços pelas industrias que é altamente nocivo e prejudicial. 0 pecuarista é ao lado dos sofridos produtores de grãos, dono de um produto cujo preço é fixado pelo comprador.
As altas e baixas do mercado não dão nenhuma estabilidade aos produtores, que a nos ultimos anos viram os preços do seu produto, perder competitividade com os insumos e estimular que muitos deixassem a atividade cedendo suas terras para o plantío da cana de açucar.
Os frigoríficos, que representam a parte industrial da carne bovina, tiveram "quebras e falências" que deram vultuosos prejuízos, levando produtores a uma situação desesperadora para cumprir seus compromissõs.
Com a diminuição das plantas que merecem crédito para a venda dos seus bois, os pecuaristas sentem no horizonte esta nova ameaça, que é o provável "cartel" que poderá piorar ainda mais as já complicadas operações de venda do produto acabado.
O pode legislativo, deputados, senadores e o proprio governo Dilma, manifestaram temor diante de tal possibilidade e no estado de livre comércio que vivemos, existe legislação que proíbe tal iniciativa.
Vamos torcer e unir esforços para evitar que mais "camisa de força" seja vestida pelo setor de carne.

SUCESSÃO MUNICPAL

A cada semana estamos nos aproximando das datas para as convenções e com este dispositivo legal, os partidos nos mais diferentes rincões deste imenso país, vão indicar seus candidatos.
Vivemos uma época de efervescencia, onde reuniões são realizadas e discutidos os nomes que serão submetidos ao sufrágio do eleitor.
As eleições municipais são as que mexem realmente com o espírito do eleitor que tem ao seu lado os pretendentes aos cargos de vereador, vice e prefeito de suas cidades.
É a chamada eleição "corpo a corpo" onde vale mais,o contato pessoal e direto entre candidato e eleitor.
É a hora de colocar a publico os planos e metas dos pretendentes, que serão cobrados "frente a frente" no dia a dia depois das eleições.
A sucessão municipal tem o condão de despertar paixões entre os eleitores, que defendem e atacam nos bate-bocas apimentados das ruas da cidade, que comumente é inundada de boatos neste período pré-eleitoral.
Presidente Venceslau tem apresentado um clima, até certo ponto tranquilo, devido às poucas opções eleitorais que estão sendo vislumbradas para o pleito munbicipal.
Durante os ultimos dias, especulou-se muito sobre uma provável candidatura do empresário Valdir Garcia, da Agropecuária Confiante, que estaria sendo sondado pelo PP, para ser candidato à prefeito.
Tivemos pontato pessoal, com o Valdir, nosso amigo de longa data e êle nos pediu que desmentisse qualquer informação neste sentido, dizendo que não postula nenhum cargo publico.
Quando soubemos desta informação, achamos em nosso modo de pensar, que o Valdir representaria uma novidade no quadro político local e que se concretizada a sua candidatura, podería apimentar a disputa local. Granjeou prestígio e admiração junto aos venceslauenses, pelo seu despreendimento nas campanhas em favor de instituições religiosas, além de pertencer a uma tardicional família de nossa cidade, os Albarran.  Mas, o seu desmentido foi categórico e continuamos do jeito que iniciamos a semana. Sem nada de novo, no setor político, a não ser as mesmas especulações de sempre.



quarta-feira, 16 de maio de 2012

ESPERANÇAS NO DESENVOLVIMENTO

Uma reunião, que acredito seja o embrião de novas e importantes inicitivas no setor do desenvolvimento de Presidente Venceslau, foi realizada no final da ultima semana.
Marco de um ponto de partida para o estabelecimento de diretrizes que possam determinar as vocações ecônomicas de nosso municipio, o encontro conseguiu a presença da chamada "força jovem do empresariado venceslauense".
Começaram naquela noite, os que sucedem e sucederão os  que pelo tempo e mesmo pela superação impostas pela tecnologia, não conseguem acompanhar a modernidade,  uma maratona que poderá descortinar novos horizontes para a nossa comunidade.
Jovens empresários, cheios de vontade e de idéias novas, se encontraram e estão busando alternativas nos diferentes campos da atuação economica, para que  uma política de "desenvolvimento" seja encontrada e de acordo com a situação atual, possa oferecer alternativas de crescimento e desenvolvimento.
Foi nomeado pelo prefeito Ernane Erbella, o empresário Alçexandre Platzeck Leonardi, que tem se destacado no ramo imobiliário, é filho de tradicional família venceslauense, empreendedor ousado e que ao lado dos que participaram do encontro, pode ser o catalizador do fomento ao crescimento.
Em nosso "blog" temos sempre preconizado que temos que procurar meios de conseguir unir a comunidade em torno do crescimento economico, incentivando, revitalizando e apoiando iniciativas desta natureza.
Os jovens têm uma vanttagem : são eufóricos, dinâmicos e entisiastas e vão atrás daquilo que acreditam.
Sendo assim, soubemos que, na segunda feira, pós- reunião, começaram a  legalizar junto à Prefeitura a area empresarial, proximo à FAIVE cuja documentação ainda não está regularizada, impedindo crescimento dos que estão instalados e iviabilizando novos empreendimentos.
É o primeiro passo, real, prático, que precisa ser dado para que o plano comece a ser implantado.
Acreditamos nos jovens empresários e daremos todo apoio que for necessário em nosso "blog"

sexta-feira, 11 de maio de 2012

FAIVE A FESTA REGIONAL

Prá não dizer que não falei das flores !
Deixando um pouco de lado, assuntos tão ácidos, como os que tratamos em dias anteriores, vamos falar da nossa festa maior, que é a FAIVE - Feira Agro-Pecuária Industrial de Venceslau. Êste é o verdadeiro significado da sigla que há 36 anos é o orgulho de nossa gente e de sua criação tive o prazer de ser um dos que sugeriram e participaram..
A FAIVE é antes de tudo uma forma de afirmação e da capacidade de realizaçao de nossa gente. Todos os anos a comunidade se mobiliza para realizar aquela que é considerada a maior festa da pecuária regional.
Nestes 36 anos ultrapassamos Presidente Prudente e graças ao trabalho ininterrupto das várias comissões que organizaram a feira ao longo deste período, conseguimos galgar ao primeiro lugar no oeste paulista em feiras agro-pecuárias.
A FAIVE , é sempre um grande acontecimento. Provoca debates acaloradas, até mesmo disputas pessoais, mas no final é a grande festa que todo povo espera e aguarda com ansiedade nos finais de agosto e início de setembro.
Polêmicas à parte, é a detentora de recordes nas suas promoções, trazendo atrações inesquecíveis e de renome nos mais diferentes campos, quer artísticos, da pecuária e do comércio nacional.
É o grande acontecimento da vida local e regional e no dia 18 deste mês teremos o lançamento da XXXVIa. FAIVE  no Parque de Exposições Alfredo Ellis Neto, um dos mias lindos do país e que é elogiado por todos que nos visitam.
Uma sugestão à Comissão Organizadora. Este ano o MISS FAIVE, tera a participa;'ao de candidatas de toda regi'ao, n'ao somente da cidade. Porque nao realizar o concurso MISTER FAIVE, com os rapazes que possam tambem desfilar com trajes tipicos, com um juri somente de mulheres que escolheriam o par masculino para a MISS FAIVE. Seria uma inova;'ao a nivel de feiras que agradaria com certeza aos bonitoes de plantao. Apenas uma sugestao......  

DECASA - O QUE ESTÁ ACONTECENDO ?

É a pergunta que não quer calar.
Na semana passada abordamos o assunto DECASA em nosso blog.
Falamos à respeito da diminuição da produção da Destilaria e dos problemas dos fornecedores que estão enfrentando dificuldades pela falta de pagamento dos arrendamentos pela empresa.
Abordamos também a impotância da empresa no contexto da nossa micro-região como geradora de empregos nos municipios de Marab`Paulista, Caiuá e Presidente Venceslau.
Desde a década de 80, quando a empresa surgiu graças ao descortínio de um grupo de produtores rurais que a DECASA é parte integrante da atividade ecônomica regional, oferecendo emprego e receita.
Dissemos também da expectativa otimista com a assunção da empresa pelo Grupo Olival Tenório, que renovou as esperanças em todos nós, com a reativação das atividades no campo e na indústria.
Curiosamente, durante esta semana que se encerra estamos vendo grupos de pessoas que aquí aportaram na porta de hotéis e curiosos indagamos de onde vieram e por que estão em Pres. Venceslau.
Reticentes e receosos alguns se manifestaram de forma velada dizendo que vieram de estados longinguos e que iriam trabalhar na colheita da cana, mas, que ainda não haviam sido levados ao trabalho.
Outras informações que ainda dependem de confirmação dão conta de que a empresa está
enfrentando dificuldades com o seu pedido de recuperação judicial, que corre risco de sei interrompida pela Justiça.
Se tal acontecer, a situação vai ficar muito dificil, pois nestes casos o não cumprimento das obrigações da recuperação judicial podem determinar a falência de quem não cumpre.
É uma situação deveras incomoda e que traz seríssimas preocupações ao setor produtivo do agro-negócio, pela importância que a \DECASA  representa na economia da micro-região. Vamos aguardar e torcer para que tais expectativas não sejam confirmadas.

quinta-feira, 10 de maio de 2012

PRESENÇA DA 1a. DAMA

Presidente Venceslau recebe quinta feira a visita da primeira dama Lu Alckmin.
Veio para participar da abertura dos |Jogos dos Idosos e sua presença abrilhantou sobremaneira ao evento esportivo de grande alcance social. Abrange às pessoas que com mais de 60 anos, estã na sua maioria aposentados e encontram nestes jogos, uma forma de melhorar a "qualidade de vida."
A simples presença da esposa do governador é uma demonstração de prestígio dos políticos locais do PSDB e do prefeito Ernane e possibilita uma grande oportunidade de pleitear à primeira dama, para que interceda junto ao marido nos pedidos feitos pelo municipio.
É evidente que o governador vai perguntar à esposa como foi o evento e como ela é Presidente do Fundo de Solidariedade estadual, a sua opinião será de grande valía.
Daí, tudo que for feito hoje para agradar a primeira dama será muito importante. È óbvio que os que souberem reinvidicar poderão ter uma importante aliada na primeira dama e nossas autoridades poderão mostrar as  necessidades municipais e ter na primeira dama uma defensora dos nossos pleitos.
A abertura do 16o. JORI, realizada na quadra da UNIESP fez história em Presidente Venceslau, pelo seu ineditismo e pela presença da primeira dama, que  transmitiu simpatia e simplicidade na solenidade e emocionou a todos com suas palavras.
Presidente Venceslau, que na atual administração, procura resgatar sua liderança regional, deu mais uma demonstração inequívoca de que quando os administradores querem as coisas acontecem e é isto que estamos vendo em nossa cidade, com os jogos que reunem vários municipios e que contemplam a terceira idade, cujos participantes e torcedores estão vribrando com as disputas.Ponto positivo para a administração municipal, que ousou e está realizando esta grande promoção.

MORTES INTRIGAM POPULAÇÃO REGIONAL

Um assunto por demais delicado.
O povo comenta, mas, tem muita cautela e até mesmo medo e nâo vem à publico.
Porque tem acontecido tantas mortes em hospitais que atendem à região e são feitas suposições de que  a causa foi " infecção hospitalar ?"
A infecção hospitalar, como o próprio nome diz, é provavelmente contraída no hospital e acaba se generalizando e levando o paciente ao óbito.
Daquí de Presidente Venceslau, surgiram muitas especulações sobre o desaparecimento de pessoas conhecidas e que foram internadas, à vista dos familiares e amigos, acometidos de doenças que apartentemente não representavam risco de vida.
Passados alguns dias da internação, o quadro foi piorando dentro do próprio hospital e as pessoas acabaram morrendo.
Não vou citar casos para não melindrar as famílias, que já sofreram bastante com a perda de entes queridos.
Pessoalmente, posso afirmar no meu blog e em qualquer lugar, que em um hospital de prestígio regional, sofrí na pele, o tratamento desumano a que são submetidos certos pacientes e no meu caso apesar do grande conhecimento com os médicos, reclamei por escrito à direção do hospital e fui severamente repreendido pelo meu médico, que alegou que "aqueles fatos não deveriam sair do hospital".
No estado em que estava, com suspeita de Câncer e acometido de uma isquemia cerebral, assim mesmo com a ajuda de minha filha Luzia e esposa Maria Luiza, reclamamos bastante e daí para frente fomos praticamente ignorados pelo médico.
Se não tivesse ido para São Paulo, imediatamente, provavelmente estaría integrando a estatística das pessoas que morreram no ano de 2.011.
Faço este comentário, para defender os que não podem se manifestar e pedir às associações de classe, tanto de medicina, como de enfermagem e autoridades que tenham tais poderes para que determinem uma investigação à respeito, e possam dar tranquilidade à população, que repetimos está com muito medo, mas, não quer se manifestar, evidentemente para evitar represálias.

sábado, 5 de maio de 2012

PREDIO DO CEFAM - A POLEMICA

Tudo que depende de ações dos poderes públicos é custoso e moroso.
O vereador Tufi Nicolau Jr. que é do PSDB, partido que está no poder em São Paulo, tem lutado para que o prédio do CEFAM retorne à Secretaria de Educação e consequentemente sirva para abrigar a Escola Técnica Estadual ( ETEC).
Há varios mêses que o vereador vem envidando todos os esforços que para que o antigo CEFAM deixe de ser da Secretaria que abriga a a Polícia Civil, e volte a ser uma escola, finalidade para a qual foi construído.
Mas, estranhamente depois de praticamente autorizada a volta do prédio para a Educação, a medida não foi concretizada e agora, o edil está pedindo em requerimento destinado ao Centro Paulista Paula Souza, para que a mesma se manifeste sobre o interesse da transferencia da ETEC para o prédio, mais amplo e adequado para ser uma escola.
Estranho, tal procedimento da Superintendencia do Paula Souza, visto que o proprio órgão será beneficiado pela mudança e até agora não se manifestou.
Afinal de contas, o Estado precisa dar e é a sua obrigação, as melhores condições para que os alunos da rede publica tenham melhor aproveitamento e o prédio do CEFAM reune todas estas codições.
Agora que surge esta possibilidade concreta, há a demora em tal manifestação, que pelo jeito, é apenas de trâmites burocráticos, com pedidos e ofícios.
Daí, o povo não compreender, porque que as medidas administrativas que devem ser tomadas pelos poderes públicos são tão demoradas. Afinal os funcionários são pagos pelo povo, mas depois que são admitidos passam a agir de forma morosa e que irrita a quem precisa dos seus préstimos.
O vereador Tufyzinho, fez e está fazendo o que é de direito, lutando pelo que o povo precisa  como preeconiza e deve ser o mandato de um verador. Agora, resta que as partes manifestem se há ou não interesse. Acreditamos e a maioria pensa assím, que o prédio do CEFAM tem que servir à nobre finalidade de educar e preparar os cidadãos para a vida e que a ETEC já demonstrou que é a ideal para este desiderato.

sexta-feira, 4 de maio de 2012

DECASA UM SONHO A SER REVIGORADO

Nos idos de 1980, a nossa micro-região iniciava o sonho com o PRO-ALCOOL, através da DECASA, que graças à união de um grupo de produtores rurais começava a implantar o pólo industrial e preparar a terra para o plantío da cana de açucar.
Lançado como o programa da redenção nacional e da independencia do petroleo o PROALCOOL, teve o total apoio e incentivo do governo federal.
A nossa região viveu momentos de euforia pelos milhares de novos empregos criados e pela nova alternativa economica, que poderia substitui o boi, gerando renda e emprego.
Passados mais de 20 anos, os percalços sofridos pelo PROALCOOL, atingiram a DECASA que mudou de donos . Foi adquirida pelo Grupo Olival Tenório de vasta experiência no setor e os ânimos foram revigorados em Caiuá, Maraba e Pres. Venceslau.
Mas, o que se vê agora, depois de 10 anos do Grupo Olival Tenório no comando.
Uma empresa em recuperação judicial..
Os fornecedores de cana na sua maioria sem receber desde o final do ano passado. Alguns em recuperação judicial, estão vendo seus prazos se esgotarem e perdendo seus bens, pela inadimplência que é gerada pela falta de pagamentop da industria.
As lavouras de cana arrendadas estão abandonadas e quando os proprietarios procuram a empresa para a devolução esta pede que concedam a quitação da dívida para devolverem as areas.
A industria deve moer 500 mil toneladas de cana, uma previsão baixa, devido a area plantada ser insuficiente.
A usina chegou a moer mais de 1 milhão de toneladas, gerando 500 mil litros de etanol/dia e empregando mais de 1.000 pessoas em suas diferentes areas de trabalho. Hoje com cerca de 20 mil hectares de area de cana de açucar a lavoura não deve apresentar a mesma produtividade dos anos 80 e 90, quando tinha apenas 10 mil hectares e produzia muito mais.
O que mais tem indignado os fornecedores é o fato de que a usina, quando cobrada a devolver as terras, quer a quitação das dívidas que tem com estes proprietários, Esquece que toda a infra-estrutura das fazendas, como casas, mangueiras, redes de água, cercas, currais, energia elétrica, foram desativadas  além do gado vendido e agora o que exisre é apenas a terra nua, desprotegida e mal cultivada.
È o sonho do PROALCOOL se esboroando aos olhos dos desesperançosos proprietários que confiaram no grupo Olival Tenório, que é de Alagoas e que aquí chegou como Redentor da Região. É uma pena, que isto venha acontecendo e nada acontece aos causadores desta situação, que prejudica a todos nós.
Precisamos revigorar o sonho DECASA, para Marabá Paulista, Caiuá e Presidente Venceslau, sejam beneficiados pelos incontáveis benefícios que advirão do etanol, o combustível limpo.

SUCESSÃO MUNICIPAL - NOVOS RUMOS

É compreensível que daquí até as convenções partidárias municipais, os políticos e partidos que os cercam, começem a se movimentar com vistas às eleições de outubro.
Estivemos com o presidente do PDT, comerciante Rodolfo Seddig que nos revelou " sou pré-candidato a prefeito em outubro". Seddig, que faz parte das especulações de uma chapa de oposição com Osvaldo Melo, como vice, colocou esta disposição devido aos fatos verificados na ultima semana, e dos quais o protagonista foi o ex-prefeito do PT.
Para Seddig, o seu posicionamento ocorre em função dos laços que os unem ao Major Olimpío, deputado estadual e dos quais é um dos assessores na região. Homem de confiança do deputado, Rodolfo encara com naturalidade a sua candidatura à prefeito municipal.
Outro fato que influenciou a decisão de Seddig, foi o "imblogrio'' político que envolveu o ex-prefeito Osvalo Melo que sofreu condenação em 2a. instância no Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo, por improbidade. Há a possibilidade de recurso, mas, um fato desta natureza confunde os eleitores e enfraquece a pré-candidatura do postulante do PT, cotado para ser o cabeça de chapa.
Seddig que aos poucos vai ocupando espaços na política local, acredita ser agora o momento de ser uma opção eleitoral dentro da oposição e começa a costurar junto aos seus correligionários do PSD, esta possibilidade, eis que é o presidente do diretório municipal e o principal interlocutor do partido do Major Olímpio.
Política é um jogo de xadrez e existem momentos como diziam os experientes coroneis " cavalo passa arriado e tem que se montar para não ficar na poeira".
Seddig que é descendente do meio rural, sabe mais do ninguém de tais histórias e acredita ser o seu momento na política venceslauense. O cavalo está arriado e a hora é de procurar a montaria.

quarta-feira, 2 de maio de 2012

ELEIÇÕES MUNICIPAIS - A ARTE DE TERGIVERSAR

Como previsto, com a aproximação das convenções municipais, que vão apontar os candidatos ao pleito de outubro, começam a surgir os fatos que marcarão a próxima disputa.
Para os que militam junto à Justiça, é praticamente praxe, e mais ainda quando o assunto é de interesse. que os envolvidos, advogados e clientes, tomem conhecimento das decisões emanadas do Judiciário, antes mesmo de serem publicadas.
Um fato chamou a atenção na ultima semana. O ex-prefeito Osvaldo Melo declinou sua vontade de ser pré-candidato do PT, pela imprensa local. Isto no final do mês de abril de 2.012.
Acontece que no dia 07-03-2012, O Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo, julgou e condenou por improbidade administrativa o ex-prefeito.
No dia 14-03-2012, foi publicado no Diário da Justiça do Estado de São Paulo, o acórdão que ficou disponibilizado para consulta pública, por qualquer pessoa no dia 19-03-2.012.
Na decisão que certamente Melo vai recorrer, há a condenação por improbidade administativa, a perda dos direitos políticos por 3 anos, pagamento de multa de cinco vezes o valor do salário de prefeito da época, devidamente atualizado, além do pagamento das custas processuais.
Segundo o Jornal " Tribuna Livre " na pagina 3, de sua edição de 1o. de maio de 2012, " a 12a. Câmara de Direito Publico do Tribunal de Justiça negou o recurso do ex-prefeito e ratificou condenação em 1a. instância".
Agora a arte de tergiversar - no nesmo jornal o ex-prefeito Osvaldo Melo " vê a divulgação do fato como motivação política pela ´proximidade das eleições - citando - Curioso é que a notícia veio à tona depois que anunciei a disposição de uma pré-candidatura a prefeito. Confio na Justiça pois não cometí dolo algum, não me enriquecí ilicitamente, nem causei dano ao erário público, pelo contrário, graças ao consórcio pudemos melhorar visivelmente as condições de nossas estradas rurais".
Interessante, tais afirmações, eis que o ex-prefeito falou ao jornal no dia 1o. de maio de 2012 e teve sua condenação no mês de março de 2012, e agora, espertamente tenta jogar o fato - "a condenação pelo Tribunal de Justiça " - como " motivação política". Será que é tão importante assim ?.
E êste interregno de mais de um^mês, que existe entre o julgamento, a publicação e a condenação que não foi noticiado por ninguém na imprensa local e que surgiu agora com a notícia do "Tribuna Livre?
É a velha e surrada prática de sempre, que surge de novo sou bonzinho -'' perseguido" -. E, ainda diz que confia na Justiça.
 Muitos dos seus ex-companheiros de PT, que não vou citar mas que todos sabem quem são, não devem  compactuar com tais bondades e '' perseguições" pois o PT sob o dominio do ex-prefeito foi diferente com êles que defendiam a bandeira petista com ardor. Não houve condescendências.