sexta-feira, 30 de março de 2012

VEREADOR COLA E A CASA DE APOIO EM BARRETOS

Muito feliz a indicação do vereador do PMDB João Cola, sobre a criação da casa de apoio aos portadores de câncer na cidade de Barretos, através do municipio de Pres. Venceslau.
Nossa cidade, como os outros municipios, tem enviado um numero muito grande de portadores da doença para tentar o tratamento em Barretos que é uma referência mundial.
Na sessão de segunda-feira, dia 26, o vereador pemedebista apresentou sua indicação muito oportuna, solicitando ao prefeito Ernane Erbella, providências que possam criar em Barretos, uma Casa de Apoio aos venceslauenses, que vão em busca de tratamento.
São dias e dias para marcar uma consulta e muitas horas depois que estão na cidade para serem consultados, e os que têm e os que não têm poder aquisitivo sofrem por não ter onde ficar.
Falamos isto em experiência própria pois somos portadores da doença e sabemos o sofrimento físico, mental e monetário que representa este terrível mal.
Enfatiza o vereador "várias cidades possuem estas casas de apoio que servem não só para os pacientes e seus familiares como também aos motoristas que enfrentam a estrada - cerca de 440 kms. - e precisam de um descanso ".
Cola foi muito feliz em sua iniciativa, porque o câncer nivela a todos, independente de classe social, cor ou raça. Vamos aguardar que o prefeito Ernane Erbela, que tem como uma de suas bandeiras a qualidade de vida dos seus municipes possa atender a esta preciosa indicação.
SERGINHO GALVÃO - A sessão de segunda feira marcou, também, pelo fato de ser a ultima do suplente Sergio Amaury de Oliveira, do PMDB, primeiro suplente na vaga de Nilson Scalon que presta serviços na administração municipal. Serginho Galvão, grande amigo, já foi Presidente do Legislativo e sempre obteve expressivas votações em suas eleições. Só não esteve no legislativo deste mandato por injunlções pólíticas, mas sua votação foi grande. Deixa o legislativo, com uma indicação que julgamos muito importante que pede a instituição da "ficha limpa" para os cargos comissionados de secretários. Um ato importante do vereador no exercício do mandato ao lado de vários requerimentos, indicações, e projetos de interesse municipal, honrando o voto dos que confiaram em seu trabalho.

PENITENCIÁRIA "ZWINGLIO FERREIRA "

Faz parte de nosso passado.
Gostamos de lembrar daqueles que para nós foram exemplos. O Dr. Zwinglio Ferreira, brilhante
causídico, é uma destas lembranças agradáveis. No fórum local suas defesas, réplicas e tréplicas, empolgavam a platéia que sempre assistia. Depois, quando assumiu a diretoria da Penitenciária que hoje leva seu nome, passou a exercer um papel preponderante na vida administrativa da cidade.
A Penitenciária com mais de 50 anos, foi instalada no quartel da Cavalaria da Polícia Militar e na época causou polêmica pela sua vinda.
Desde a sua instalação caminhou junto com o crescimento do nosso município e não deu nenhum prejuízo ao seu desenvolvimento. Pelo contrário. Seus diretores e funcionários sempre
colaboraram com a população.
Este entrosamento sem preconceitos , de maneira humana e generosa com a comunidade possibilitou que:
A construção de uma fábrica de tubos e lajotas em seu interior autorizada pela direção, de comum acordo com a prefeitura possibilitou o calçamento da avenida Newton Prado, com a mão de obra dos reeducandos. Outras galerias e ruas foram contempladas com o mesmo material
e mão de obra;
O hospital da Penitenciária oferecia excelente estrutura e lá prestavam serviços os mais minentes médicos da comunidade;
Congressos internacionais sobre sistemas penitenciários e leis de execuções penais foram realizados com a intermediação do Dr. José Hamilton do Amaral, que se tornou conhecido no mundo todo e fez diversas conferências no exterior;
Pessoas da cidade iam assistir filmes, os últimos lançamentos no moderno cinema;
Enfeites de Natal da cidade eram confeccionados e muitas coleções de livros de escolas e do poder publico, como de particulares foram encadernados;
Times de futebol de salão da cidade disputavam torneios desportivos no recinto de presídio com total cobertura da imprensa local;
A Banda Musical da Penitenciária se exibia nos festejos do município;
0 majestoso Cruzeiro que está levantado manso e esplendoroso na Igreja Santo Antonio de Lisboa, proporcionando paz e esperança, amor e fraternidade aos venceslauenses, foi
construído na Penitenciária.
Enfim, tanta coisa acontecia e nada que prejudicasse o desenvolvimento da cidade e nem a segurança, sendo que, como acontece até hoje, os entreveros entre guardas e presos não passavam dos muros. Nunca nenhum presidiário fugiu da cadeia e invadiu casas da cidade.
Graças a instalação da Penitenciária foi criada uma Companhia da Policia Militar, que depois foi transformado no Batalhão que tem como área todo o Pontal aumentando op numero de oficiais e PMS, que moram em nossa cidade.
Ninguém pode negar que os salários pagos para todo este contingente que trabalha na Penitenciária 1, gera renda e impostos para o município.
Para complementar tivemos a instalação da CROESPE – que tem jurisdição sobre 36 penitenciárias e CDPS e é comandada pelo eficiente Dr. Roberto Medina, que mora na P1 e tem se destacado na Secretaria de Administração Penitenciária do Estado graças à sua competência e dedicação.
A Coordenadoria concentra 35 mil presos, cujos comando e administração são feitos desde Presidente Venceslau.
Em contato pessoal com o Dr. Roberto Medina, sentimos nele a mesma disposição comunitária que a do Dr. Zwinglio Ferreira e fomos informados de que todo o aparato não só de ASP, como
de presos que estão em regime semi-aberto foram oferecidos para ajudar o município na calamidade das copiosas chuvas que nos assolaram durante a semana.
Fica aqui o nosso registro e apoio à iniciativa de se tentar um novo presídio para ser instalado, inclusive na área contígua a P1 que tem 24 alqueires de extensão.

PENITENCIÁRIA "ZWINGLIO FERREIRA "

quinta-feira, 29 de março de 2012

Um problema que há décadas aflige aos proprietarios rurais e até mesmo urbanos caminha para uma solução..
O primeiro passo foi dado nesta semana com a aprovação pela Assembléia Legislativa de São Paulo do Projeto Lei 687, do governador Geraldo Alckmin que vai possibilitar a regularização fundiária de pequenas e médias propriedades do Pontal do Paranapanema.
Cerca de 31 mil imoveis com até 440 hectares, ou 185 alqueires, medida que é mais usada na região poderão ser regularizados o que representa 90% do conjunto de imóveis e 40% da área de terras chamadas "devolutas" da região.
Podemos saudar como uma conquista. Existem pontos a serem comentados. O governo estadual desde a colonização do Pontal foi omisso com o problema e deixou que "grileiros" como são chamados os primeiros posseiros tomassem conta das terras. E, com a conivência do poder estadual, que deixou que cartórios e cartorários enchessem a "burra" de dinheiro com a cobrança por escrituras "pubçlicas e registros" dos que adquiriram dos possieros grileiros estas terras.
Certamente, a medida agora aprovada terá "cobrançaspara a emissão dos títulos". Não será um novo engodo ? É a pergunta que fazemos. Quem garante que os títulos de agora, não terão o mesmo valor dos que os proprietarios guardam em suas residencias. As chamadas "escrituras registradas".
Circulou tempos atrás, que até as areas urbanas onde estão as cidades seriam "terras devolutas" e até mesmo os proprietarios de casas e terrenos nas cidades do Pontal estavam irregulares.
Não é preciso dizer o terror que tal notícia provocou.
Vamos esperar que "realmente"agora o problema seja solucionado e a segurança possa alcançar os proprietários do Pontal, sejam urbanos ou rurais. Um dos motivos latentes de nosso sub-desenvolvimento é a precariedade fundiária.

MÉDIAS E PEQUENAS PROPRIEDADES SERÃO REGULARIZADAS

terça-feira, 27 de março de 2012

A FORÇA DA NATUREZA

O homem nunca vai conseguir domar a força da natureza. Ela é incomensurável.
A prova foi da noite de terça para quarta feira. Passamos uma tarde em que o sufocante calor, lembrava os dias quentes de verão, apesar do início de outono. Haviam muitos dias, em que os terminavam`à semelhança da terça-feira passada. Com promessas de chuvas, mas sem precipitações, o que causou prejuízos para o nosso setor agropecuário. O interstício sem água foi longo. As chuvas de verão são o adubo necessário para as culturas agrícolas e pastagens durante o ano todo. É a época propícia da planta crescer, devido a irrigação, dias grandes e calor intenso.
Mas, por volta da meia noite o temporal que assolou a area urbana de Pres. Venceslau, foi amedrontador. Ventos fortíssimos, derrubaram e quebraram arvores, luminosos e muros, causando muita apreensão a todos nós. Obras do poder público terminadas recentemente e outras por terminarem foram duramente castigadas.
A natureza demonstrou mais uma vez, que a sua força é incontrolável e que o poder divino é quem rege nossos destinos. Vamos rezar e pedir para que não se repitam fenômenos como os da noite passada.

TRATAMENTO DE ESGOTO

TRATAMENTO DE ESGOTO UM GARGALO NA REGIÃO
Passamos dias atrás pelo Rio Santo Anastácio, uma das grandes vítimas da poluição no Pontal. Está totalmente assoreado e comprometido por dejetos e todos os tipos de objetos que podem destruir um rio.
Dá dó de ver o estado em que se encontra o Rio SantoAnastácio,antes caudaloso e agora reduzido a um depósito de detritos das cidades por onde passa. Desde a sua nascente até desaguar na Bacia do Porto Primavera o rio é um caldo mal cheiroso e de péssima aparência. Saber que por êle, habitaram peixes de grande porte e lembrar do seu aspécto límpido e agradável, deixa o coração amargurado.O Santo Anastácio é nos dias atuais um reflexo de quanto o homem agride a natureza e a transforma decretando o seu proprio fim.
Presidente Venceslau pleiteia junto ao governo do estado a liberação da verba de 18 milhões de reais para a construção de duas lagoas de tratamento. Uma na zona norte e outra na zona sul, a primeira abrangendo o chamado córrego da Penitenciária e a segunda o córrego do Saltinho.
As areas foram desapropriadas e faltam os recursos para a edificação das lagoas de tratamento. Nossa cidade poderá sair do marco zero em tratamento de esgoto, situação na qual se encontra agora, para melhorar a qualidade de vida e saude da população,por esgotos e dejetos correndo à céu aberto são problemas seríssimos para todos nós.

sábado, 24 de março de 2012

E AS ELEIÇÕES MUNICIPAIS ?
Há muia cautela ou receio de comentar sobre o gema, principalmente nos meios de comunicação da cidade. A "mídia" até agora não fez nenhuma manifestação, a não ser por meios travessos, que já comentamos dias atrás.
Mas, porque este receio ? A população comenta abertamente e não é para menos, visto que estamos no limiar de abril e as eleiçoes serão em outubro exatamente daquí a 6 meses. Os partidos realizarão suas convenções, como determina a lei.
Tudo bem. Estamos obedecendo aos preceitos legais. Mas e os candidatos principalmente a prefeito quem serão. Ninguém até agora, anunciou que vai disputar as eleições.
Pode parecer precipitação de nossa parte comentar sobre o assunto. Mas, a população aqueles que votam, estão esperando a definição dos possíveis candidatos. Uma eleição municipal é assunto muito sério e seja lá quem forem os pretendentes há a curiosidade do povo em saber quem vai disputar o poder dos próximos quatro anos.
Teremos a repetição do quadro das eleições passadas ou surgirão novos nomes para pleitear.
Pelas manobras partidárias que temos conhecimento, não há nada de" novo "que possa provocar surpresas. Mas, nada de "velho" também é anunciado. Todos estamos ansiosos, não podemos negar, para saber quem poderão ser os proximos prefeito e vice de Pres. Venceslau.
Queremos saber quais suas plataformas e planos de governo para começar a delinear a escolha.
AGRIPINO OLIVEIRA LIMA E CREDIVALE
Apesar do seu espírito polêmico, e de suas atitudes sempre admirei o professor Agripino Oliveira Lima, ex-prefeito de Pres. Prudente. Independentemente de sua atuação política ,existirá sempre uma Pres. Prudente pré-Agripino e outra pós-Agripino. Claramente melhor pós-Agripino. Seu amor e ousadia por Presidente Prudente são dignos de elogios.
Mas, há um lado que me toca no Agripino profundamente. O seu amor por Deus e Jesus Cristo, que êle diz ter lhe aparecido em uma revelação. Agripino construiu o santuário "MORADA DE DEUS', na Rodovia Raposo Tavres e uma Igreja de beleza incrível neste mesmo santuário em terras de dua propriedade. Quem passa pela rodovia nas proximidades do "sucão" já começa a ver o portentosa e belo templo de DEUS.
Uma obra que sòmente uma fé inabalável e caridosa podería edificar.
Agora, Agripino recebe uma benção de Deus pela construção de 14 Igrejas e do Santuário. Por intervenção de um professor italiano que viu e admirou a obra, Agripino recebeu a " Benção Apostólica ' do Vaticano pelo papa Bento XVI pela contribuição à Igreja Católica e ajuda.
Este feito não é para qualquer um e não se encopntra fácilmente quem pela sua fé inabalável, dispende uma verdadeira fortuna para a edificação. Parabéns Agrpino, Deus e Jesus e todos n´os estamos lhe agradecendo. Faço um convite a todos os meus leitores.Passem pelo Santuário Morada de Deus na Rapso Tavares e sejam impregnados pelo amor, carinho, beleza e fé que o local inspira a todos que o visitam. Será um momento de encontro com Deus e seu filho, na verdade do esírito Santo que está em cada um de nós.
A CREDIVALE realizou na tarde de sexta feira no Corazza Buffet a sua assembléia ordinária de prestação de contas do exercício de 2.011, destinação das sobras apuradas, eleição dos membros do Conselho de Administração e Fiscal, fixação dos honorários dos cargos executivos e cédulas de presença dos membros dops Conselhos de Administração e Fiscal e plano de atividades para o exercício de 2012.
Foram reconduzidos os membros da atual diretoria com a passagem de Jefferson Platzeck Estrela para o Conselho de Administração e nossa escolha para o Conselho Fiscal.
Nas gestões iniciais solicitamos à nova diretoria em nome de res. Venceslau, juntamente com o Jefferson Platzeck Estrela, que o Posto de Atendimento seja melhor localizado em uma área central da cidade.
Vamos ser atendidos em nosso pleito e brevemente a nova diretoria visitará um local, já definido na avenida Dom Pedro II para abrigar as instalações do banco, visando dar maior agilidade ao atendimento dos associados da CREDIVALE e dos futuros clientes.

quarta-feira, 21 de março de 2012

ONIBUS CIRCULAR E CONCEITO MUNICIPAL
Duas notícias que agradaram: a da normalização do transporte coletivo e a de que Presidente Venceslau está entre os melhores municipios do país em gastos com pessoal.
O transporte coletivo, ou os chamados "onibus circular"têm uma longa história que nos remete ao século passado. O querido e saudoso João Rondó Filho, o Zuza, foi quem implantou no municipio este sistema.
No empirismo daqueles tempos a Circular foi uma grande novidade, que logo caiu nas graças da população mais humilde que não tinha carro e encantou a todos nós. Era Presidente Venceslau entrando no circulo das cidades que tinham transporte coletivo e podia se orgulhar deste fato.
Os tempos passaram, a circular deu muito trabalho aos prefeitos, mas ao ver estampada a notícia de que o aual prefeito resolveu o problema, normalizando a circulação dos veículos com duas vans, fiquei satisfeito. É assim que tem que ser feito. Os problemas têm que ser resolvidos um a um e com muita paciência e parcimonia. Oxalá, o contrato mergencial seja transformado em definitivo e nós estaremos lembrando com saudade do ousado Zuza, que foi o pioneiro.
A outra informação é a de que Pres. Venceslau alcançou o conceito "A"em gastos com pessoal. O municipio superou sua classificação no ranking do Indice Firjan de Gestão Fiscal, que avalia a eficiência na gestão orçamentária das prefeituras municipais.
O fato ganha em importância se considerarmos que os municipios de todo país passam por situações dificeis em suas finanças e que Presidente Venceslau com a atual administração municipal, consegue melhorar sua classificação o que demonstra eficácia e comprometimento com a lei de responsabilidade fiscal, aquela que tem incluído muitos politicos na lei da "ficha suja".
São duas notas a serem comemoradas por todos, e que estão demonstrando que o municipio começa a dar sinais de visiveis melhoras e que o resultado da austeridade é sempre bom.
Agora, uma reclamação ao setor de trânsito da cidade.Por que até agora não foi suprimida parte da faixa amarela da avenida João Pessoa, defronte ao prédio que abrigava o DEIC e o Distrito Policial. O Departamento de Trânsito da Prefeitura Municipal tem sido lerdo em observar pequenos detalhes, como este, que são de sua competência. Pela proibição que a maioria julga inócua, uma boa faixa de estacionamento fica comprometida. Sugerimos que o Departamento faça um estudo e adote providencias necessárias para o bem de todos nós.

segunda-feira, 19 de março de 2012

PRESIDENTE EPITÁCIO SENTE REFLEXOS DO JBS
Desde que o JBS - Frigorífico que funcionava em Presidente Epitácio - encerrou suas atividades, que os reflexos desta paralisação começaram a aparecer no cortidiano da Estância Turísitica.
O fechamento de 1.300 postos de trabalho, gerou uma profunda lacuna na economia do municipio, que a exemplo de Presidente Venceslau, quando o mesmo aconteceu com o Kaiowa, viu a sua economia sofrer um profundo abalo.
Uma unidade de abate bovino do porte destas industrias da carne, gera milhares de empregos diretos e indiretos, no caso cerca de 5 mil, se contarmos que há toda uma cadeia de atividades que gira em torno, como caminhões boiadeiros, auto peças, oficinas, postos de gasolina, empresas de suporte industrial, enfim, um processo contínuo de apoio ao setor. Isto sem contar, o aumento populacional que é praticamente duplicado se contarmos que cada família sempre tem filhos.
É um duro baque para a arrecadação municipal que vai se refletir no ano seguinte com a queda de repasses do FPM e do ICMs, com a consequente queda do índice.
Presidente Epitácio, sente neste momento este drama que é retratado em reportagem deste domingo pelo jornal "Integração" que aborda um empresário da cidade dizendo que "o comércio não está bem".
Devemos atentar para o fato de que nossa região, que passa por grandes transformações no setor rural, com a saída do boi e entrada da cana de açucar para a produção do alcool, precisa encontrar a sua identidade econômica e fixar parâmetros para que possa garantir a estabilidade econômica dos municipios que a compõem.
Este é um trabalho que precisa da união dos poderes publicos e da iniciativa privada em um grande esforço de planejamento para que a vocação regional, seja equacionada de maneira a garantir a estabilidade de emprego e de qualidade de vida para todos.
Sabemos que é dificil, mas o mundo passa por um processo terrível no setor economico com abalos em países que sempre foram considerados "primeiro mundo - exemplos Europa e EUA.
Sempre fomos favoráveis a união entre as comunidades regionais e nos ultimos anos sentimos o esvaziamento da UMAS e UNIPONTAL, entidades que congregavam em torno de sí, os municipios regionais e por várias vezes foram porta vozes de reinvidicações regionais às instâncias superiores.
Poderiam ressurgir e dentro de uma dinâmica diferente das reuniões que terminavam em lautos churrascos, estabelecer uma equipe de estudo e planejamento, talvez em conjunto com univerdades e escolas da região, estabelecendo um plano conjunto de desenvolvimento regional.
Agora está sendo Presidente Epitáciol, amanhã será outro municipio e assim sucessivamente colaborando para que nossa região seja sub-desenvolvida em relação a outras do estado de São Paulo.

sábado, 17 de março de 2012

SANTAS CASAS ESTÃO 11 ANOS SEM REAJUSTE DO SUS
Dados estarrecedores foram revelados pelo provedor da Santa Casa, Antonio José Aldrighs dos Santos, na audiência pública realizada na sexta-feira à tarde no plenário Joaquim Gorgulho da Câmara Municipal. Referem-se ao SUS - Sistema Unico de Saúde - do governo federal.
Disse o provedor, que há 11 anos, não existe reajuste no pagamento da prestação de serviços feitos pelas Santas Casas de todo o país e que os hospitais estão iniciando uma mobilização nacional para a coleta de assinaturas em um abaixo assinado que pretende conseguir mais de um milhão de pessoas que apoiem a iniciativa de solicitar aumento nos valores pagos pelo governo federal. A
A denuncia feita pelo diretor assinala valores absurdos da tabela, citando alguns exemplos -
uma operação de apendicite tem repasse de 253 reais -
86,70 - vejam que absurdo - são pagos ao médico
26,00 - para o médico auxiliar - outro dado estarrecedor
48,00 - para o anestesista
Total do dispêndio para a a execução de uma operação cheia de risco de 160,70 reais, sobrando para o hospital 93 reais.
Um parto com cesariana é pago pelo SUS - 395,60 reais
101 reais são pagos ao médico - notem bem leitores 101 reais
43 reais para o auxiliar
61 reais para o anestesista, perfazendo no total 205 reais.
A Santa Casa recebe 395,60 - restando 90,60 reais para o hospital.
Ninguém ignora que os hospitais têm despesas muito grandes para se manetr funcionando. São funcionários, remédios, alimentação para os pacientes, lavanderia, energia, enfim é fácil imaginar o volume destes gastos.
Há 11 anos, exatamente o período do atual partido - PT - que está no comando do governo federal que não tem reajuste para os hospitais, que estão sobrevivendo às custas do sacrificio de abnegados como os atuais diretores do hospital em Presidente Venceslau.
Não vamos comentar o teor do restante da reunião no qual a atual diretoria mostrou por fotos e filmagens o estado em que encontrou o nosocômio depois da intervenção do PT. nos anos anteriores.
Este é um fato real, do descaso com que está sendo tratada a Saude Pública em nosso país,prejudicando a toda população que utiliza os serviços do SUS. Como pode um médico que estuda mais de 20 anos ganhar valores tão irrisórios para executar uma operação, que é um risco à vida do ser humano ? Uma pergunta que todos devem fazer antes de criticar....
A provedoria da Santa Casa agiu de forma correta ao demonstrar tal situação. O prefeito, que segundo as palavras ditas por Antonio José, tem ajudado a Santa Casa estava presente, mas nem todos os vereadores que são bem melhor remunerados que os médicos compareceram à audiência.
OBS DO EDITOR -Às vezes nos textos escritos existem erros de grafia, mas que são cometidos pela falta de conhecimento do computador. Estamos procurando melhorar...

sexta-feira, 16 de março de 2012

CREDIVALE PODERÁ TER ELEIÇÃO DE CONSENSO
Circula neste final de semana a informação de que as próximas eleições da Diretoria da CREDIVALE, que ocorrerão no proximo final de semana em Pres.Prudente deverão ser consensusias.
Tudo indica que uma chapa unica vai ser inscrita e que o associado José Luis Oberlaender que pretendia montar um grupo de oposição teve suas solicitações atendidas e aceitas pela atual diretoria que pretende a reeleição e não vai inscrever chapa.
Acresce também ao fato de que José Luis, não está bem de saude. Êle que é Presidente do Conselho Deliberativo da Santa Casa o que lhe toma muito tempo pela dedicação dedicada ao posto, resolveu partir para um tratamento de saude mais intenso e não vai dispender forças para disputar uma eleição, que prometia ser renhida.
Muitos associados, que estavam em uma "saia justa" pelo apêgo e amizade aos integrantes das duas possíveis chapas, receberam com alívio a noticia do "consenso".
A CREDIVALE é um dos "bancos" da nossa região e maior instituição de crédito regional . Vem crescendo ano a ano, firmando uma posição de solidez no mercado do agronegócio econômico- financeiro do oeste paulista. A paz entre os seus integrantes vai dar maior tranquilidade para que nos próximos anos o "banco regional" continue crescendo e expandindo.
POSSIVEL NOVO HOSPITAL GERA ESPERANÇA
Sem dúvida alguma, a notícia da semana em nosso municipio, é a possível instalação de um hospital especializado no tratamento de câncer.
Nós, acometidos deste mal que já dizimu milhões de pessoas em todo o mundo, podemos afirmar sem medo de errar, o quanto é importante o atendimento na fase inicial da doença. Quando descoberto no seu início, a doença pode ser combatida de forma mais eficaz o que resulta em uma "melhor qualidade de vida" do paciente. A cura, apesar de todo empenho da medicina ainda não é totalmente possível.
Se, realmente Presidente Venceslau for aquinhoado com o hospital, que segundo as notas divulgadas nos jornais, cuidará de - "pessoas que sejam acometidos de câncer, no nariz, orelha, olhos, boca ou lingua, por exemplo e que não tenham condições ou recursos para o tratamento estarão se dirigindo para o nucleo de saúde" - a cidade terá um centro especializado.
Sabíamos desta informação desde alguns mêses, mas o proprio prefeito Erbella, para não gerar expectativas declinou de sua confirmação. Não se pode negar que atual prefeito não gosta de "sensacionalismo" e tem pautado por extrema discrição em seus atos, sendo às vezes criticado por este comportamento.
Agora, com a doação do terreno nos altos da Pedro II e respaldado pela Câmara de Vereadores, doou a area determinou a medição, limpeza e demarcação da área, o que foi feito nesta semana.
Vamos acreditar e esperar que as obras sejam iniciadas em breve pela organização não governamental que está cuidando do assunto e angariando os recursos para a execução.
É insofismável que uma obra de tal natureza tem um importância extraordinária para toda região, pode ser complementar ao hospital do câncer de`Pres. Prtudente, para o qual todos temos colaborado.
Volto, a afirmar - nós que somos portadores da doença, recebemos como uma grande benção de DEUS, esta notícia e vamos colaborar até a exaustão de nossas forças, para que nossos irmãos acometidos do mal possam ser tratados condignamente e se tal obra começar ainda neste mandato o prefeito Ernane Erbella, pode ter certeza de que cumpriu a sua missão de amparar os que sofrem nas dores deste terrível mal, que é o câncer.

quarta-feira, 14 de março de 2012

'BLEFE' DA DIREÇÃO DO PSDB MUNICIPAL DÁ EM NADA
Quando a população diz -" não acreditar em políticos"- como atestam pesquisas feitas neste sentido,- estes os políticos - se dizem perseguidos. Mas, são êles os culpados desta descrença, por protagonizaram atos que levam o povo ao descrédito sobre suas atitudes.
Vejam o que aconteceu com a direção do PSDB - diretório municipal - de nossa cidade. De algum tempo até hoje, os integrantes da cúpula do partido, têm feito divulgar pela imprensa que poderiam desfazer a aliança com o prefeito Ernane Erbella e ser uma dissidência nas próximas eleições municipais deste ano.
Uma ameaça velada de retirar o apoio ao prefeito, não se sabe com quais intenções. Fizeram divulgar que lançariam candidato e incluíram até o nome de José Luiz Oberlaender, que reiteradas vezes, afirmou que não pretendía ser postulante, às pessoas que gozam de sua intimidade. A imprensa local, que evita comentar o assunto, limitando-se às elocubrações que só geram dúvidas, alimentou este quadro com noticias, que não davam nenhuma definição sobre o que realmente acontecia. Também é estranha esta posição,não se sabe com quais interesses.
Vereadores do partido, o vice-prefeito, desmentiram tal possibilidade e sabe-se que o deputado Mauro Bragato, também não apoiava tal posicionamento e tem sido um grande parceiro do prefeito Erbela.
Mesmo com este quadro as noticias, que agora se revelaram um grande "blefe" continuavam a ser alimentadas pelos dirigentes partidários pessedebistas municipais, como que pretendendo demonstrar um poderío eleitoral que os atuais mandatários ainda não demonstraram ter junto ao povo local.
Atos proprios dos que se inebriam com o poder e se perdem no noviciado de posições conquistadas pela oportunidade que se lhes apresentam em determinados momentos.
A nota diviulgada pelo PSDB no jornal Integração é um " filme com final marcado" eis que a não ser o vice-prefeito João Monteiro, o partido não tem ninguém com densidade eleotoral para disputar as eleições para prefeito em outubro deste ano.
E, para não perder o tom ameaçador diz " embora o partido não descarte o lançamento de candidatura propria ". Mais um " blefe". Os dirigentes que tentam criar esta situação não têm dentro do proprio partido a força que tentam alardear.


,

segunda-feira, 12 de março de 2012

CREDIVALE PODERÁ TER DISPUTA PELA DIRETORIA
A cada dois anos é realizada uma Assembléia Ordinária para a eleição da Diretoria da Credivale, que é a Cooperativa, que foi fundada originalmente para abrigar em seu quadro associativo os produtores ligados ao agro-negócio.
Para admissão no quadro associativo é necessário o pagamento de uma "jóia", valor em dinheiro que habilita ao novo associado a participar das assembléias, que são marcadas pela diretoria em exercício na cidade de Pres.Prudente, que é a séde da Cooperativa.
A Credivale nasceu do idealismo de homens ligados ao setor rural, de Pres.Prudente e Pres. Ven-ceslau, aquí especialmente do José Luiz Oberlaender, que sempre foi ligado ao cooperativismo e há muitos anos sempre participa de diretorias. Assim, foi na Cooperativa de Leite, junto aos saudosos Jacob Tosello , Victório Spir, Moacyr Nonato e outros. Atualmente, Oberlaender está sem cargo na atual diretoria da Credivale, mas foi um dos seus primeiros diretores.
No entanto tem largo prestígio junto aos associados e segundo suas proprias palavras, não faz coro com a provável chapa a ser apresentada pela atual diretoria e está trabalhando para formar um grupo que poderá fazer oposição nas eleições deste mês.
Sabe-se que vários contatos foram mantidos nos ultimos dias, sem que se chegasse a um acordo para a composição de chapa única.
Hoje, Pres.Prudente, Pres. Venceslau, Rancharia, Bataguassu, Nova Andradina, tem os chamados "PACS" e são nestes municipios que se concentram o maior numero de associados com direito à voto.
José Luiz lidera a nova chapa que' terá nomes de peso', segundo êle, que prefere guardar silêncio, por enquanto sobre os convidados que estão aceitando o convite e pretendendo partir para a disputa.
Hoje, a CREDIVALE é o maior estabelecimento de crédito formado essencialmente em nossa região e as eleições deste mês vão movimentar o agronegócio regional, mormente se forem registradas duas chapas.Uma pelua atual diretoria e outra de oposição.

sexta-feira, 9 de março de 2012

SANTA CASA MELHORANDO
Após a malfadada "estatização" feita pelo governo do PT, com a volta do Hospital para o comando da comunidade e passando por momentos dificeis, a Santa Casa de Presidente Venceslau volta aos poucos à sua verdadeira função. A de atender à população do oeste paulista, com presteza e atuação de uma verdadeiro hospital.
Todos que moram em Presidente Venceslau e cidades adjacentes, principalmente a população de baixa renda, sentiu na pele os dias angustiantes, quando da intervenção do poder municipal no hospital. Foi uma época de dificuldades e sobre a qual não devemos procurar culpados, porque procuravam ajudar ao hospital que é o local onde vamos parar quando ficamos doentes.
Entretanto, temos que elogiar o trabalho que vem sendo feito pela atual diretoria comandada pelo provedor Antonio José Aldrighs, que enfrentando as dificuldades, apoiado pela administração municipal, contando com a ajuda de deputados estaduais, principalmente Mauro Brgato, vem imprimindo uma nova dinâmica no hospital e amealhando resultados satisfatórios. Não devemos, por uma questão de justiça, deixar de citar e enaltecer os médicos que têm dado todo esforço e apoio à diretoria.
A Santa Casa local passa por uma transformação geral, fazendo convênios com entidades particulares e melhorando a prestação de serviços, implementando parcerias, realizando reformas na sua estrutura fisica o que está resultando em um atendimento melhor.
Segundo o provedor - muita coisa ainda deverá ser feita, com novidades antes impensáveis para o nosocômio -.
Quer a atual diretoria que a Santa Casa seja referencia no atendimento e que possa dar a Presidente Venceslau uma posição de destaque no setor de serviços médicos do oeste paulista.Este posicionamento é realmente digno de elogios e tem na pessoa de Antonio José Aldrighs dos Santos um representante digno da comunidade venceslauense. Antonio José passa o maior tempo de seu dia-a-dia no hospital, com dedicação integral ao trabalho de provedor e ao contrário do que muita gente pensava, é conciliador, amigo, compreensivo e apaixonado pelo que está fazendo em favor de uma entidade, cujo cargo da diretoria não tem nenhuma remuneração, a não ser o reconhecimento dos que são beneficiados pelo hospital.Parabéns....
CEFAM=ETAE E PREMIO SEBRAE
Duas notícias que chamaram a atenção. E, por coincidência envolvendo nomes de filhos de ex-prefeitos de Pres. Venceslau.
Primeiro a informação de que o vereador Tufi Nicolau Jr.(PSDB), conseguiu depois de árdua luta que o prédio do antigo CEFAM, fosse transferido pelo governo do estado para abrigar a Escola Técnica, que funciona na Vila Baruta. Uma importante conquista do jovem, edil venceslauense, eis que de há muito vem sendo cogitada tal possibilidade. O prédio do CEFAM, um dos maiores construídos pelo governo estadual na cidade, vinha sendo sub-utilizado pela Secretaría de Segurança Pública. Sabe-se que a contra gosto de grande maioria da população, devido à sua localização inapropriada para abrigar uma dependência policial, o prédio do ex- CEFAM ficava práticamente na ociosidade. Suas dependencias construídas para ser uma escola de alto padrão pelo ex-governo Quércia, haviam se transformado em delegacias. Um ato infeliz do governo de São Paulo, fez esta troca que recebeu muitas críticas na época, mas, que não foram ouvidas pelas autoridades.
O vereador Tufi Nicolau, desde a primeira hora do seu mandato lutou para que o prédio voltasse para suas funções originais e vê premiada a sua atuação, com a mudança para a ETAE, que sem dúvida alguma é motivo de orgulho para a educação venceslauense. A escola desde a sua instalação tem primado pela excelência e agora com a ampliação de suas instalações vai fazer jus ao excelente trabalho de sua direção,professores, funcionários e alunos. Valeu vereador Tufi Jr. A população quer que seus homens públicos se preocupem com seus problemas e busquem soluções. Assim é que se faz a verdadeira política.
A segunda notícia foi sobre o prefeito Ernane Erbella, que foi agraciado com o prêmio do SEBRAE. Não vamos entrar no mérito da questão, cuja análise é desnecessária neste momento da conjuntura política. Entretanto, há de se dizer que faz muito tempo que um prefeito venceslauense não recebe tal honraría.
Só este fato diz muito sobre a premiação. O SEBRAE - Serviço Brasileiro de Apoio àsMicro e Pequenas Empresas, tem seus métodos de premiação, é apolítico, não é da cidade e certamente analisou com seriedade a premiação para aqueles que julga serem merecedores.

quarta-feira, 7 de março de 2012

CART ' O MEL NA BOCA '
De uma coisa, temos que elogiar a CART. Toda vez, que alguém reclama dos seus serviços aquí na Raposo Tavares, SP 270, o consórcio age imediatamente.
Com se passando "um mel na boca" dos usuários do seu sitema.
Assim foi das vezes anteriores, como por exemplo dos buracos que existiam no trevo da Carlos Platzeck para o recunto Alfredo Ellis Neto.A empresa reparou os buracos e de quebra recapeou um pedaço na avenida Tiradntes,com sinalização e tudo.
E, agora.... Alargou a rotatória no trevo da Faive, aumentando o piso carroçável na ultima semana e nesta segunda está fazendo o mesmo proximo a PII.
Uma forma de mostrar serviço e que está atenta ao trecho sob sua concessão.
Outra maneira de responder à reinvidicação que o "ato publico" liderado pelo Raphael Balhestero, fez com relação ao pedido da implantação da Marginal Paulo Raymundo Leonardi.
Temos que elogiar a assessoria da CART, por tais atitudes e por outro lado pedir a sua boa vontade e compreensão para dotar os kilometros 619 a 624 da via soplicitada.
A CART se preocupou em "esvaziar" o movimento divulgando que a obra está no cronograma de 2015. Quel tal, se passasse mais um " me na boca" de todos nós anunciando que vai antecipar a obra ? Seria, sem dúvioda alguma, uma resposta mais que convincente e doce para todos nós.

terça-feira, 6 de março de 2012

TV A CABO NOVIDADES NA LEGISLAÇÃO
O Senado Federal com grande apoio da imprensa nacional, iniciou a semana dando destaque à importantes mudanças que devem ocorrer no sistema fechado de TV, a chamada TV a cabo.As redes domésticas, que já têm a obrigação de manter uma programaçãol local, práticamente ignoram este dispositivo legal. Fazem oouvidos moucos.
Mantêm, a exemplo da rede local, uma programação, se é que pode ser chamada como tal, com o mínimo de qualidade e que deixa muito a desejar. Parece não haver por parte do seu proprietario, o mínimo interesse em melhorar . Vários profissionais passaram pela experiência, inclusive nós, de colocar uma Tv a altura da cidade, mas, foram barrados pela conduta administrativa e financeira do responsável pela rede, que sempre alegou que " investimento não tinha retorno financeiro". Parece lhe interessar tão sòmente, as mensalidades que são " salgadas".
Mas, agora deve tudo mudar porque o governo está abrindo uma possibilidade para que os usuátrios exijam destas prestadoras de serviço algo melhor em troca. E, isto fatalmente acontecerá em Presidente Venceslau, pois nós desde já, vamos dar todo apoio necessário para os assinantes tenha umam TV a cabo com sinais, dentro da modernidade e que justifiquem os valores pagos. Eu também sou assinante.
Se o usuário da TV a cabo, fizer uma pequena análise em sua propria preferência,verá que a TV Fronteira que retransmite a REDE GLOBO, em canal aberto, é o preferido e está preparando a implantação do sinal digital, que óbviamente será exigido pelos que pagam a TV por assinatura.
Está chegando a hora dos municipes que pagam pélos serviços reinvidicarem uma contra-prestação de acordo com os valores pagos, que são superiores à grandes redes de TV a cabo do Brasil. E, de quebra, exigirem um jornalismo local atuante dentro da comunidade, sem as enfadonhas repetições que desfilam pelo canal mantido pela rede local.

segunda-feira, 5 de março de 2012

LOTEAMENTO PETRONA
Há algum tempo, não encontrava com os irmaõs Lourenço e Osvaldo Casari. Amigos diletos.Irmãos por adoção. Encontrei o Lourenço. Sempre aquela personalidade alegre, extrovertida e pela qual parece não haver dificuldades em viver a vida. Falou que o Osvaldo havia sofrido um acidente de carro no Mato Grosso do Sul, mas estava em plena e total recuperação.Felizmente.O Osvaldo tem sido muito bem sucedido no vizinho estado.
Demonstrou também todo o seu ânimo no empreendimento que está se dedicando de corpo e alma, o Loteamento Petrona.O" Integração"da semana passada publicou ato do prefeito Ernane legalizando, aquele que deverá ser ums dos mais arrojados investimentos na área imobiliária não só da cidade, mas até mesmo da região.
O loteamento cujo terreno está sendo preparado nos altos da Princesa Isabel será um cartão de visitas para nossa cidade. Terá todos os melhoramentos urbanos necessários, tais como galerias. guias de sargeta, iluminaçãopublica, pavimentação e outros melhoramentos, que certamente agradarão os muitos compradores que aguardam ansiosamente o lançamento das vendas.
Sentí no amigo Lourenço Casari aquele entusiasmo que sempre existiu na nossa comunidade em tempos passados. E isto é ótimo. São os filhos desta terra acreditando no seu potencial. É este o espírito que deve existir e perdurar entre nós. Parabéns Lourenço pela iniciativa que nos enche de orgulho por sermos seu amigo.

domingo, 4 de março de 2012

A QUALIDADE DAS OBRAS PÚBLICAS
Um tema polêmico e que na maioria das vezes são evitados comentários para não ferir sucetibilidades.
À boca pequena, todos de um modo geral questionam a qualidade de obras públicas que estão sendo feitas. Algumas pela mão de obra defeituosa e outras pela qualidade do material empregado.
Recentemente, no Jardim Morada do Sol, moradores questionavam sobre a qualidade do material empregado e pelo descuído na implantação das guias de sargeta, em rua que está sendo asfaltada. Sabe-se que, o prefeito Ernane Erbela esteve no local e ficou muito contrariado com o que viu.
A administração municipal tem realizado muitas obras com recursos de convênios federais, estaduais e proprios, e para tanto necessita de empresas para sua realização. Aí, está o preoblema. Para vencer a "concorrencia"estas empresas baixam os preços e a qualidade na confecção dos trabalhos.
Os recursos são públicos, vêm dos impostos que a população paga, e que são altíssimos em nosso país. Nenhum prefeito bem intencionado, vai querer que uma obra sob sua orientação seja feita com necessidade de reparos logo após o seu término, como já aconteceu. Vamos lembrar da pavimentação da Tiradentes e do entorno da praça Otto Rodolfo Brull, feita na administração Malacrida. Na época a imprensa denunciou a má qualidade dos serviços que tiveram que ser refeitos, e mal feitos é bom lembrar, e que havia uma garantia de 5 anos. Hoje podemos constatar que a pavimentação está se esboroando e a empreiteira - onde está?.
Faço aquí uma sugestão - qualquer municipe, que afinal é dono da obra, pode denunciar ao poder publico municipal, quando constatar que as obras que estão sendo executadas apresentram tais falhas. Temos a certeza de que alguma providência será tomada, para que a obra seja de boa qualidade. Não acreditamos que uma administração bem intencionada vai pactuar com estes maus empresários que desvirtuam o dinheiro publico, entregando ao povo construções e serviços de má qualidade

sábado, 3 de março de 2012

Opiniões Anônimas

O irmão Toninho Moré, institui o seu Blog na Internet, que vem “bombando” pelo
extraordinário volume de acessos, sendo um dos mais visitados da rede,
segundo levantamento feito de forma idônea e inquestionável. Nossos
parabéns e orgulho são expressos nestas linhas por tal sucesso.
Começou timidamente, com muita garra e determinação,própria dos vencedores e foi aos poucos atingindo aos internautas e publico em geral, e hoje é passagem diária e praticamente
obrigatória dos que querem ter informações precisas e sérias da nossa região e
até mesmo do mundo inteiro.
É uma referencia na informação jornalística, nos campos social, econômico, político,
financeiro e de noticiário geral.Fico lisonjeado pelo êxito alcançado e certamente vai prosperar,
pois sei da sua imensa vontade de melhorar ainda mais os já excelentes serviços
prestados. O blog TONINHO MORÈ tornou-se leitura obrigatória, na luta diária da população do oeste paulista.
O Toninho é dono de uma personalidade democrática e, como não poderia deixar de
ser, abriu o seu blog a todos que desejassem dar suas opiniões, mesmo que
anonimanente.
Logo percebeu que precisava fazer uma triagem nos comentários, que
felizmente na minoria das vezes, expressavam opiniões chulas, ofensivas e que nada tinham a ver com o fato em si. Mesmo assim, continuou a dar espaço e os seus leitores enviaram textos que
atingiam ao próprio jornalista.
Talvez, por ignorância ou maldade, tais comentários feitos por anônimos
procuravam atingir àqueles que eram notícia, criando uma situação embaraçosa e difícil
para o jornalista responsável pelo “blog”.
Diante de tais problemas, um por dia, o Toninho resolveu restringir e
coibir o anonimato, pedindo que os donos de “opiniões” se identificassem com o
nome, RG e endereço.
Uma atitude correta e certa diante do que determina a lei e que visa dar
espaço ao “debate democrático que os meios de comunicação têm a obrigação de
promover”. Não é um ato cerceador da liberdade individual e de imprensa da qual a família
MORÈ é ardorosa defensora. Mas, sim uma forma de evitar que a honra de pessoas
ilibadas sejam atingidas de forma torpe e vulgar pelo anonimato.

sexta-feira, 2 de março de 2012

NOVA RODOVIÁRIA TRARÁ DESENVOLVIMENTO
A assinatura pelo prefeito Ernane Erbella, do convênio para a edificação da nova rodoviária, na Rua Antonio Moré Guimarães, nesta semana com o governo do Estado é mais um passo importante para a comsolidação do crescimento de Pres. Venceslau.
Graças a ajuda importatntíssima do deputado do PSDB, Mauro Bragato o prefeito alcançou um objetivo a que se propôs durante todo seu mandato. Os recursos virão por força do convênio e ganharemos um novo terminal de passageiros.
Quando da implantação do atal terminal na zona central da cidade, há décadas atrás, houve muitas críticas em função dos problemas que o prédio apresentava, principalmente em relação ao tamanho dos onibus. A obra , apesar de nova teve que sofrer reparos para abrigar ao grande porte destes veículo.Foi um grande polêmica, que certamente não se repetirá.
A parte SUL da cidade, aonde será o novo terminal passou nos ultimos anos por um grande desenvolvimento, com a implantação das garagens de venda de veículos, de modernos super mercados, de um grande posto de gasolina.

quinta-feira, 1 de março de 2012

MOVIMENTO PRÓ-MARGINAL REPERCUTE

A comunidade venceslauense reagiu favoravelmente ao movimento realizado pelo cidadão Raphael Balhestero Jr., no ultimo sabado denominado "ato píblico" no qual solicitou a implantação da marginal Paulo Raymundo Leonardi, entre os kilometros 619 a 623 da Raposo Tavares unindo a avenida Tiradentes na entrada da cidade à Avenida Carlos Platzeck.
Além da assinatura de 622 pessoas durante o ato, foram coletadas mais de 2 mil assinaturas que deverão ser entregues às autoridades estaduais e municipais que representam os interesses de Presidente Venceslau.
Balhestero contou com a adesão macica dos comerciantes que já estão instalados na marginal e de boa parte dapopulação das via adjacentes.
"Vou entregar o resultado deste trabalho ao deputado Mauro Bragato do PSDB e ao deputado Zaia do PPS, além de outros que possam nos ajudar, além do prefeito Ernane Erbella, que disse ser favorável ao nosso pedido" declarou Raphael.