segunda-feira, 26 de maio de 2008

C A N D I D AT O S

O mês de junho será definitivo para a escolha dos candidatos a prefeito, vice e vereadores nas eleições de outubro de 2.008. Muitas especulações cercam a definição dos nomes que vão disputar estes cargos. As eleições serão em todo o país. Nem é preciso dizer o “burburinho” que provocam em todos os recantos do Brasil. Cada município, com suas peculiaridades e problemas, apresentam situações diferentes. Junho, mês das convenções, vai definir “quem é quem”.
Presidente Venceslau não é diferente. Estamos vivenciando o período dos pré-candidatos. Os partidos com maior número de filiados são os que mais chamam a atenção sobre os nomes escolhidos. PT e PMDB que formaram cabeças de chapas nos últimos pleitos municipais são os focos de comentários e discussões nos diferentes locais.
Os outros partidos menores, apesar de lançarem alguns nomes, sabem das restrições e dificuldades da disputa e aguardam em compasso de espera a possibilidade de composições. Nada de surpreendente, quando se sabe que em política tudo é possível. Os adversários de hoje são os aliados de amanhã. Uma questão de estratégia política, ou até mesmo, interesses pessoais.
Isto posto, o cenário mostra um PT dividido em suas fileiras, com candidatos fortes e um PMDB buscando composições para firmar uma oposição forte ao partido que está no poder. Ninguém pode negar que o ex-prefeito Osvaldo Melo, pré-candidato escolhido pelo diretório do PT, goza de prestígio eleitoral. O prefeito Malacrida pelo próprio cargo que ocupa é outra opção respeitável dentro do partido. Conta com a possibilidade de vir a ser o candidato por uma intervenção do diretório estadual. Denise Erbela é a terceira via no partido e tem aceitação no eleitorado. No PMDB, o pré-candidato Ernane Erbela vem fazendo trabalho de “mineiro” e de maneira discreta, mas persistente, praticamente acertou a coligação com o PSDB, formando chapa com o pré-candidato João Monteiro, que certamente será seu vice. Outros partidos estão sendo contatados para engrossar os opositores no pleito que se avizinha.
Esta fotografia da situação eleitoral, que está em calmaria, mostra que o próximo pleito deverá ser disputado em alto nível, sem ataques pessoais.
É uma previsão otimista, mas que pode ser feita, pelas perspectivas apresentadas, onde o PT pretende ficar no poder onde está a mais de 10 anos. Tentará se defender de possíveis impugnações que poderão ser feitas se o ex-prefeito Osvaldo Melo for o candidato. Melo tem mais uma dor de cabeça na justiça com a abertura dos 5 inquéritos determinadas pela Promotoria Publica, sobre suas contas de 2.003. Outro processo de rejeição das contas de 1.998 já puniu em 1ª instância o ex-prefeito, que recorreu ao Tribunal de Justiça de São Paulo. Fala-se que em caso de impugnação, Melo teria três nomes para escolher – o professor de inglês José Milton, vereador Sebastião Erculiani ou José Clovis Fróes, ex-diretor da DAE. Tentaria repetir o expediente das últimas eleições quando apoiou Ângelo Malacrida 15 dias antes das eleições e com sua foto na cédula de votação o PT venceu as eleições.
Este panorama é uma síntese da situação eleitoral em Presidente Venceslau e que certamente evoluirá nos próximos dias. Estamos no final do mês de maio e junho será determinante. Haverá a polarização entre o PT contra os demais partidos ou poderá aparecer uma terceira via?
Clóvis Moré
Jornalista Profissional

sexta-feira, 23 de maio de 2008

Uma reflexão sobre a morte

Hoje, 22 de maio de 2.008, faz um ano que perdemos o dr. Kesao Kasai. Tenho vários motivos para lembrar com saudade deste grande amigo. Na missa de 1 ano de sua morte, a sua filha Keyla emocionou a todos os presentes, com a leitura do texto que reproduzimos:

Uma reflexão sobre a morte –Por Pedro Bial

Assisti a algumas imagens do velório do Bussunda, quando os colegas do Casseta e Planeta deram seus depoimentos. Parecia que a qualquer instante iria estourar um piada. Estava tudo sério demais, faltava a esculhambação, a zombaria, a desestruturação da cena. Mas nada acontecia ali de engraçado. Era só dor e perplexidade.
A verdade é que não havia nada a acrescentar no roteiro: a morte, por si só, é uma piada pronta. Morrer é ridículo! Você combinou de jantar com a namorada, está em pleno tratamento dentário, tem planos pra semana que vem, precisa autenticar um documento no cartório, colocar gasolina no carro e no meio da tarde morre. Como assim? E os e-mails que você ainda não abriu, o livro que ficou pela metade, o telefonema que você prometeu dar à tardinha pra um cliente? Não sei de onde tiraram esta idéia: morrer. A troco de que? Você passou mais 10 anos de sua vida dentro de um colégio estudando fórmulas químicas que não serviriam pra nada, mas se manteve lá, fez as provas, foi em frente. Praticou muita educação física, quase perdeu o fôlego, mas não desistiu. Passou madrugadas sem dormir para estudar pro vestibular mesmo sem ter certeza do que gostaria de fazer da vida, cheio de dúvidas quando a profissão escolhida, mas era hora de decidir, então decidiu, e mais uma vez foi em frente... De uma hora para outra, tudo isso termina numa colisão na freeway, numa artéria, num disparo feito por um delinqüente que gostou do seu tênis. Qual é? Morrer é um chiste. Obriga você a sair no melhor da festa sem se despedir de ninguém, sem ter dançado com a garota mais linda, sem ter tido tempo de ouvir outra vez sua música preferida. Você deixou em casa suas camisas penduradas nos cabides, sua toalha úmida no varal, e penduradas também algumas contas. Os outros vão ser obrigados a arrumas suas tralhas, a mexer nas sua gavetas, a apagar as pistas que você deixou durante uma vida inteira. Logo você, que sempre dizia: das minhas coisas cuido eu. Que pegadinha macabra: você sai sem tomar café e talvez não almoce, caminha por uma rua e talvez não chegue à próxima esquina, começa a falar e talvez não conclua o que pretende dizer. Não faz exames médicos, fuma dois maços por dia, bebe de tudo, curte costelas gordas, mulheres e morre num sábado de manhã... Se faz check-up regulares e não tem vícios, morre do mesmo jeito. Isso é para ser levado a sério? Tendo mais de cem anos de idade, vá lá, o sono eterno pode ser bem-vindo. Já não há mesmo muito a fazer, o corpo já não acompanha a mente, e a mente também já rateia, sem falar que há quase nada guardado nas gavetas.
Ok, hora de descansar em paz. Mas antes de viver tudo, antes de viver até a rapa? Não se faz. Morrer cedo é uma transgressão, desfaz a ordem natural das coisas. Morrer cedo é um exagero. E como se sabe, o exageroo é a matéria-prima das piadas. Só que esta não graça. Por isso viva tudo que há para viver.....
Não se apegue as coisas pequenas e inúteis da Vida ...
Perdoe.......sempre!!!
Este texto foi enviado pelo dr. Kesao, para sua filha poucos antes de sua morte. Uma reflexão profunda de alguém que, como Bussunda, morreu muito cedo, mas aceitou os desígnios de Deus, pela sua fé, força de vontade e amor ao próximo.
Clovis Moré
Jornalista Profissional

segunda-feira, 19 de maio de 2008

POLUIÇÃO QUE AGRIDE A TODOS

Não é preciso muita leitura para saber que o mundo todo tem uma grande preocupação. A degradação do meio ambiente ao longo dos anos. Os grandes responsáveis somos todos nós. Os efeitos da ação deletéria que temos exercido sobre os meios naturais se fazem sentir. Aumento das áreas desérticas, rios poluídos e improdutivos, diminuição das espécies da flora e fauna, grandes áreas degradadas por uso indevido e o desmatamento que é uma das causas das mudanças climáticas, que assolam várias partes do planeta.
O assunto é tão complexo e de difícil solução, como é a cura do câncer e de outras doenças que matam milhares de pessoas anualmente.
De quem é a culpa. De todos nós. Não adianta querer a velha desculpa de que não tenho nada com isto, este não é problema meu. Basta ver as imagens dos tufões, maremotos, terremotos, que se espalham pelo mundo num rastro de destruição implacável. Até o mais insensato e duro coração se comove com o que vê. Um sofrimento atroz de pessoas que antes tinham um lar e segundos após perdem tudo.
Mas, o que fazer? – Podemos fazer muito, desde que tenhamos vontade, planejamento, ousadia e coragem para ajudar a Mãe Natureza, que na sua essência é DEUS, e vai nos ajudar a encontrar as soluções apoiadas na fé de um objetivo comum. A inteligência humana que faz prodígios, tem que buscar na simplicidade da vida em comum, a solução para este crucial problema que está nos matando.
Vamos tomar como exemplo Presidente Venceslau. Quem circunda a sede do município de carro, a pé, ou qualquer outro meio, sente um cheiro desagradável que se espalha e invade nosso olfato provocando uma sensação desconfortável.
Ao cair da tarde este odor é maior. Mostra a nossa insensibilidade. São os pequenos riachos que nos servem e deveriam ser protegidos e guardados como tesouros da natureza. Têm água limpa. Nascida nas minas. Verdadeiros presentes do Criador.
E o que fazemos nós? Jogamos nossos restos, dejetos e toda espécie de sujeira para que a água os leve. Não sabemos para onde. Pura ignorância do ser humano que é dotado de inteligência dada por Deus. Mas, não a usa a não ser para se desfazer do objeto que usou e já não serve mais. Assim é jogado o esgoto das casas. As nossas fezes. Fétidas, poluidoras, destruidoras.
Quanta insensatez. Dos que parecem não saber o que fazem e dos que deveriam zelar para que isto não aconteça. Presidente Venceslau, a não ser por uma tímida ação do passado, teve uma pequena estação de tratamento de esgoto, próxima à Vila Luiza. A incúria, o menosprezo, a falta de vontade, o desamor à Natureza, fez com que os que governaram a cidade nos últimos anos, a deixassem ser destruída.
Nesta lamúria, que muitos dirão inconveniente, tola, política, rabujenta, chata, está implícito um pedido simples e humilde. Candidatos a prefeito, sejam de que partido for. Prometam que vão cuidar do meio ambiente, da natureza, da terra que nos criou e sustenta. Só assim, poderemos continua vivos e garantindo o futuro de nossas famílias.
Clóvis Moré
Jornalista Profissional

sexta-feira, 16 de maio de 2008

Piolhos etc e tal...

Pelo exercício da profissão gosto de ler o resumo das sessões da Câmara Municipal. No feriado fui ler sobre o trabalho dos vereadores.
Surpresa logo no início da leitura. Um projeto de Decreto de autoria do vereador Sebastião Erculiani, PT, “institui Diploma de Atirador Destaque do Ano”. Uma indicação do mesmo edil sugere “a distribuição de medicamentos para combater piolhos”.
Diante da “relevância” dos assuntos procurei maiores informações na “Hora do Expediente” onde falam os vereadores inscritos.
Mais uma surpresa.O vereador líder do PT, ex-Presidente do Diretório Municipal, terceiro homem na hierarquia política petista, retorna ao assunto da Santa Casa. Comenta e parabeniza a enfermeira Maria Aparecida Davanso, que segundo ele “é uma das enfermeiras mais antigas” do hospital. Enfatizou que os cumprimentos eram “pela lucidez e pelos esclarecimentos prestados à população”.
Explico porque fiquei surpreso. A direção da Santa Casa, que sofre intervenção do governo do PT, e tem sido alvo de reclamações da população, parece não gostar que falem do hospital. Pediu até que “Respeitem a Santa Casa” em carta à redação publicada neste jornal. Agora, volta um membro do PT, a falar sobre o assunto.
Vamos então atendê-lo. Duas famílias de Presidente Venceslau, reclamaram durante a semana sobre o atendimento prestado no hospital. Uma pessoa chegou a falecer. Sei que houve orientação para que não houvesse repercussão. Os reclamantes protestaram, mas os fatos não foram divulgados. Acredito que por respeito ao hospital.
Parece que o vereador petista quer voltar ao assunto e assim a Santa Casa ser novamente manchete, pois revive episódio que já se acreditava devidamente esclarecido.
Outra surpresa ficou pelo Projeto de Decreto Legislativo 04/08 que institui Diploma de “ Atirador Destaque do Ano”. Fomos atrás do que pretende o vereador Sebastião Erculiani e que o diploma “deve ser outorgado a um dos atiradores matriculados no Tiro de Guerra 02-064, que reconhecidamente tenha prestado serviços considerados relevantes ao município “.
Uma comissão de 5 vereadores nomeada pelo Presidente deverá fazer a escolha. Tantos vereadores ocupados, quando há muito mais a ser feito pelos edis.
Não vou nem entrar no mérito da questão. Será que os vereadores, que são 9 na Câmara Municipal, pagos pelo povo para legislar, passarão a ser juizes de atiradores do TG local? O Exército Nacional tem suas normas e regras próprias da caserna e não precisa de intervenções externas. O Diretor do TG é o prefeito e se houver alguma iniciativa com relação ao mesmo teria que ser do chefe do executivo.
Mas, a surpresa maior ficou para a indicação sugerindo a distribuição de medicamentos para combater “o piolho da cabeça”.
Para um líder do partido ocupante do poder, ficaria talvez até mais eficaz uma conversa com o prefeito neste sentido, sem que ninguém soubesse.
Depois, acham ruim quando criticamos. Que tipo de governo administra Presidente Venceslau, se “piolhos” para serem combatidos precisam da indicação de um vereador líder do partido governista. Estamos muito bem...ou muito mal!
Clóvis Moré
Jornalista profissional

quinta-feira, 8 de maio de 2008

QUE BOM SERIA...

Às vezes fazemos devaneios, na ânsia de encontrar algo de bom para que possamos exteriorizar. Quem está acostumado a externar suas opiniões, tem durante o passar do tempo, várias idéias que surgem como raio e logo desaparecem. Ou ficam nos atormentando, se vale a pena escrever sobre elas ou não.
Um eterno dilema que assola a nossa mente, e fica torturando os pensamentos. São aqueles “pensamentos que me afligem” como diz o Rei Roberto Carlos em uma de suas canções. A vida do ser humano, dimensionada por esta notável capacidade dada pelo Criador, de que podemos pensar, sem que ninguém saiba sobre o que estamos pensando. É um verdadeiro labirinto de desejos, intenções, vontades, na maioria das vezes irrealizáveis.
Diz o jogador contumaz das loterias: “se eu ganhasse na loteria, compraria um carro novo, uma fazenda, cheia de bois, uma casa bem grande, bonita, bem localizada e iria curtir a vida”. Mas, existe o “se” pela metade do caminho que por ser uma preposição tão pequena na língua portuguesa, atrapalha sonhos tão grandes. Mas, é a lei da vida, e precisamos sonhar.
Gosto de sonhos. Vivo deles. Cada dia um diferente. Alguém que muito amo, às vezes me diz “deixa disto, você não tem juízo”. Algo dito por quem já comeu quase um saco de sal junto, nos últimos 40 anos.
Mas, o sonhador, é um inveterado. Não deixa nunca o vício. Escuta a advertência, diz que vai mudar e no outro dia, está lá de novo sonhando, caraminholando, como se fosse capaz de tudo resolver com suas palavras e artigos que muitas vezes ninguém lê.
Pensamos – que bom seria que nossa cidade, um conglomerado de quase 40 mil pessoas, fosse um agrupamento de pessoas unidas em torno de um objetivo comum, onde a fraternidade guiada pelo amor determinasse todas ações nos mais diferentes setores da vida social.
Quem bom seria ­- que todos juntos, comunitariamente, poder público e população, lutássemos pelos mesmos objetivos de progresso, crescimento, reivindicando conjuntamente aquilo que todos precisam.
Que bom seria – que os políticos tivessem pensamentos elevados, deixando de lado as vaidades pessoais e irmanadamente lutassem pelo bem coletivo, abdicando de cargos com elevados vencimentos e trabalhando realmente pela população.
Que bom seria – que a imprensa pudesse todos os dias noticiar coisas boas, para que seus leitores não ficassem decepcionados com as informações diárias.
Ufa! Sonhar é preciso, me diz a colega de redação. Mas, nem tanto...
Clóvis Moré
Jornalista Profissional